Autofagia: como funciona e importância do processo

A autofagia é um processo corporal responsável por coletar as células danificadas e mortas e utilizá-las para produzir mais tecido. As células são a base do corpo humano, com o tempo elas envelhecem e param de funcionar, ou ficam danificadas. Por isso, a autofagia é usada pelo organismo como forma de reciclar esse material e criar novas células saudáveis.

O acúmulo de células danificadas no organismo reduz ou previne que um conjunto celular funcione de forma correta. A autofagia funciona como um controle de qualidade. A palavra autofagia vem do grego, auto significa “próprio” e a fagia “comer”. Ou seja, o termo faz referência ao “canibalismo”, como se as células canibalizassem a si mesmas para eliminar os resíduos nocivos e produzir mais tecido saudável.

Jejum: o que é, benefícios e riscos

Qual a importância da autofagia?

No corpo humano, a autofagia é um processo importante para a sobrevivência e funcionamento das células. Durante esse processamento acontece:

  • A reciclagem de células danificadas, transformadas em células saudáveis;
  • O descarte de partes não funcionais das células, que têm reduzido a performance do organismo;
  • A destruição de patógenos presentes nas células danificadas, como vírus e bactérias;
  • Desaceleração do envelhecimento, já que as células oxidadas são descartadas;

Quais os benefícios da autofagia?

O benefício mais famoso da autofagia é seu efeito anti-envelhecimento. Afinal, o processo contribui para a criação de células novas e saudáveis, eliminando aquelas que estão danificadas, oxidadas e estressadas. Isso contribui para prolongar a vida útil do tecido que forma os órgãos.

Além disso, a autofagia é utilizada pelo corpo como uma forma de sobreviver à fome. Quando não é possível conseguir a energia necessária através da comida, o organismo começa a canibalizar as próprias células mortas para se manter ativo. Entretanto, essa atividade não continua para sempre, é apenas uma forma de oferecer mais tempo para o indivíduo conseguir se alimentar. 

Um estudo, de 2020, mostrou que existe uma conexão entre a autofagia e a saúde do fígado. De acordo com os pesquisadores, a canibalização das células permite que o órgão seja protegido dos danos causados pelo consumo de drogas e álcool.  

Uma outra análise, focada nos efeitos da autofagia no fígado, revelou que o processo tem função fundamental no funcionamento do órgão. Assim, ajuda a prevenir o avanço de diversas condições, como doença de Wilson, lesão hepática aguda, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença hepática crônica relacionada ao álcool.

Outros estudos têm tentado entender se a autofagia pode ter relação com o câncer. Em uma pesquisa, de 2019, os estudiosos descobriram que, ao mesmo tempo que essa canibalização contribui para diminuir células cancerígenas, ela também pode promover o crescimento do tumor. No entanto, essas informações ainda são iniciais e precisam de análises mais aprofundadas.

11 dicas para uma dieta sem açúcar de sucesso

Mais benefícios da autofagia:

  • Elimina as toxinas e agentes infecciosos do organismo através da influência no sistema imunológico;
  • Pode contribuir para o tratamento de doenças neurodegenerativas e infecciosas por meio do controle da inflamação;
  • Protege as células da invasão de micróbios;

Como acontece a autofagia?

As proteínas são responsáveis por facilitar a autofagia. Elas formam uma estrutura conhecida como autofagossomas, que carregam as células danificadas para uma parte celular chamada de lisossoma. Essa parte tem o papel de digerir e quebrar o tecido nocivo.

Ou seja, uma parte da célula começa a canibalizar outras partes. Isso em prol de descartá-la e livrar o organismo da morte celular e dos possíveis danos que podem surgir com isso. Depois de digerir o tecido, o lisossoma libera os resíduos que ainda podem ser reutilizados, e que serão transformadas em novas células. 

A autofagia pode ser induzida?

O processo de autofagia consiste na canibalização da própria célula de suas partes que não funcionam mais. Essa é uma das formas que o organismo encontra para garantir a sobrevivência desses tecidos quando não existe fonte de energia o suficiente para que eles funcionem de forma eficiente.

Sendo assim, é possível induzir a autofagia através das seguintes técnicas:

  • Jejum: a pessoa para de comer por um período de tempo, privando o corpo de nutrientes e forçando a obtenção de energia por meio da autofagia das células;
  • Restrição calórica: reduzir o consumo de calorias diminui a produção de energia do corpo humano, o fazendo entrar em estado de autofagia para compensar os nutrientes perdidos;
  • Dieta rica em gordura e pobre em carboidratos: este tipo de dieta, como a dieta cetogênica, muda a forma como as pessoas queimam calorias. Logo, o corpo deixa de queimar carboidratos e açúcar e passa a queimar gordura para produzir energia. Essa mudança libera a autofagia das células;
  • Exercícios: a prática de atividade física aumenta o estresse dos músculos esqueléticos, o que induz a autofagia, dependendo da intensidade do exercício;

É importante pontuar que, mesmo que você possa, não significa que você deva praticar a indução da autofagia. Existem poucos estudos sobre os efeitos dessa prática, e algumas pesquisas mostram que ela também está relacionada a problemas na saúde. Como uma pesquisa, de 2017, que associa a autofagia à morte de células no coração e o desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais