O que é e para que serve a água micelar

A água micelar é um produto multifuncional para cuidados com a pele que se tornou um favorito entre as blogueiras de cosméticos e os dermatologistas. Ela é feita com água purificada, hidratantes com glicerina e surfactantes leves, que são compostos usados ​​para a limpeza da pele.

Limpeza de pele caseira em cinco passos

As moléculas desses surfactantes leves se juntam para formar micelas, um tipo de estrutura química esférica que ajuda a extrair sujeira e óleo da pele (confira aqui estudo a respeito: 1). A água micelar não é apenas suave, mas também altamente eficaz na remoção de sujeira, maquiagem e óleo para ajudar a limpar os poros enquanto tonifica a pele.

Além disso, é livre de álcool e pode ajudar a promover a hidratação da pele, reduzindo a irritação e a inflamação, mantendo a pele macia e suave (confira aqui estudo a respeito: 2).

Cinco benefícios e usos da água micelar

1. Promove a hidratação da pele

A maioria dos tipos de água micelar apresenta compostos hidratantes como a glicerina, que demonstraram ajudar a pele a reter a umidade com mais eficácia.

Em um estudo, a aplicação de glicerina na pele irritada foi eficaz para restaurar a hidratação e melhorar a função de barreira natural da pele. Outra revisão relatou que a glicerina pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas, proteger contra irritações e melhorar a hidratação quando aplicada topicamente. Além disso, os surfactantes na água micelar são muito leves e menos irritantes, sendo uma ótima opção para quem tem pele seca (confira aqui estudo a respeito: 5).

Óleo de coco: benefícios e como usar

2. Remove sujeira e oleosidade

A água micelar é normalmente usada como um limpador facial para ajudar a remover maquiagem, sujeira e oleosidade. Isso ocorre devido à presença de micelas, compostos altamente eficazes na remoção de sujeira e sebosidade.

As micelas também podem aumentar a permeabilidade da pele, permitindo que os produtos de limpeza alcancem camadas mais profundas (confira aqui estudo a respeito: 6). Um estudo mostrou que a glicerina também aumenta a permeabilidade da pele, o que pode melhorar a eficácia dos compostos de limpeza presentes na água micelar.

3. Boa para todos os tipos de pele

A água micelar é incrivelmente versátil e adequada para praticamente qualquer tipo de pele, independente de você ter pele seca, oleosa ou normal. É especialmente benéfica para quem tem pele sensível ou condições como a rosácea, pois não contém ingredientes irritantes para a pele, como sabonetes e álcoois (confira aqui estudo a respeito: 8).

A glicerina, um dos principais compostos da água micelar, também demonstrou reduzir a inflamação e a irritação da pele. Um estudo mostrou que a aplicação de glicerina reduz topicamente a irritação da pele e vários marcadores de inflamação.

Argila rosa: ótima para peles sensíveis

4. Mantém a pele limpa

A água micelar pode ajudar a manter a pele limpa, especialmente para aqueles com acne, poros obstruídos ou manchas teimosas. Condições como acne geralmente são causadas por poros entupidos, que podem inflamar e se transformar em espinhas (confira aqui estudo a respeito: 10)

Embora as pesquisas sobre os efeitos da água micelar sejam limitadas, vários estudos descobriram que seu uso em uma lavagem suave do rosto pode ajudar a melhorar a acne e reduzir cravos (confira aqui estudos a respeito: 11, 12, 13).

Além disso, a aplicação da água micelar pode ser feita direito com um algodão, sem a necessidade de usar escovas faciais ou panos, que ajudam a espalhar germes e bactérias.

5. Portátil e conveniente

Além de todos os benefícios associados à água micelar, este potente produto é portátil, conveniente e fácil de usar. Por atuar como removedor de maquiagem, limpador e tonificante, elimina a necessidade de vários outros produtos para cuidados com a pele, que podem liberar espaço e reduzir a desordem no gabinete do banheiro. Também é ótimo para viajar e pode ser útil em situações nas quais você pode não ter acesso à água corrente.

Existem embalagens do produto em tamanhos pequenos disponíveis para quando você estiver em movimento ou com pouco espaço.

Efeitos colaterais

Embora a água micelar seja frequentemente anunciada como um produto multiuso, isso pode não ser o caso para todos. No caso de seu uso para remover maquiagem, por exemplo, ela é eficaz apenas para pinturas leves, mas pode ser necessário usar um limpador de maquiagem ou limpador facial para remover completamente a maquiagem pesada ou à prova d’água.

A falha na remoção adequada da maquiagem dos olhos pode contribuir para uma condição chamada Disfunção da Glândula Meibomiana (DMG), caracterizada por sintomas como desconforto ocular, secura e dor (confira aqui estudo a respeito: 14).

Além disso, pessoas com certas condições de pele podem precisar de produtos adicionais que atendam suas necessidades específicas (confira aqui estudo a respeito: 15). Se você tiver alguma dúvida sobre cuidados com a pele, é melhor consultar um profissional de saúde confiável para encontrar uma rotina que funcione para você.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais