Agave: o que é, usos e benefícios

A agave é uma planta suculenta da família da Asparagaceae, comumente encontrada nas Américas e originária do México. Ao todo, existem cerca de 30 espécies da planta, sendo as mais populares a Agave Azul, Angustifolia, Palito, Dragão, Americana e Polvo. 

Além de ser usada na produção de tequila, a planta é a matéria prima do xarope de agave, um adoçante natural. Por ser natural de regiões secas e quentes, a agave é mais comum em áreas da América do Norte, como os Estados Unidos e o México. No entanto, ela também é plantada no Brasil, sendo comumente encontrada como adereço do urbanismo. 

Xarope de bordo: o que é e para que serve?

Quais os usos da agave?

A planta é comumente usada para a produção de bebidas alcoólicas, como a tequila. Para que seja preparado na tequila, o agave azul passa por uma maturação de cerca de oito a 12 anos, só assim ele alcança o nível de qualidade desejado. Quando está madura o suficiente para a produção da tequila, o seu néctar é retirado e enviado para a indústria de bebidas. 

Se tratando do xarope de agave, ele é usado como um adoçante natural, livre de glúten e vegano. Ao contrário do açúcar normal, que é produzido a partir da cana, o xarope é rico em frutose, e tem baixos níveis de glicose. Isso garante que pessoas com diabetes tenham uma maior tolerância ao produto.  

A alta concentração de frutose faz com que o agave seja mais doce do que a maioria dos adoçantes. Por esse motivo, é recomendada a menor ingestão do xarope. Ou seja, a aplicação sempre deve ser menor do que seria de açúcar. O xarope de agave é resultado do processamento, filtragem e evaporação do interior da suculenta, também chamado de “piña”.

Além disso, estudos da Universidade Estadual de Campinas, em parceria com a Shell e o Senai Cimatec na Bahia, apontam para um potencial do agave para bioenergia. Apesar de ainda ser necessário mais estudos, a biomassa da suculenta já apresenta grandes benefícios para a indústria dos combustíveis biodegradáveis. 

Entenda como fazer biomassa de banana verde

Qual o valor nutricional da agave?

Uma colher de chá de xarope de agave tem aproximadamente:

  • Calorias: 60
  • Gordura: 0 gramas
  • Sódio: 0 gramas
  • Carboidrato: 16 gramas
  • Fibras: 0 gramas
  • Açúcar: 16 gramas
  • Riboflavina (vitamina B2)
  • Piridoxina (vitamina B6)
  • Folato (vitamina B9
  • Vitamina K

Quais os benefícios da agave?

Baixo índice glicêmico: por ser rico frutose, e ter baixos níveis de glicose, a agave ajuda pessoas com diabetes a equilibrar os níveis de açúcar no sangue;

Pode ajudar no metabolismo: a presença da vitamina B6 é essencial para o funcionamento do metabolismo, pois ajuda a metabolizar os alimentos, principalmente proteínas e carboidratos;

Contribui para a digestão: outras propriedades benéficas da agave são os probióticos. Por ser rica nessas bactérias boas, a planta ajuda na limpeza e no bom funcionamento do trato digestório;

Atua como anti-inflamatório: o alto teor de flavonoides, antioxidantes poderosos, ajuda o organismo a lutar contra radicais livres e fortalecer a imunidade. Desta forma, a agave funciona como um ótimo anti-inflamatório para tratar feridas, queimaduras e picadas de insetos;

Quais os alimentos para aumentar a imunidade?

Ajuda na saúde dos ossos: o cálcio e o ferro presentes na agave são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo, para o transporte de oxigênio nas células e para o fortalecimento dos ossos;

Menos é mais: o xarope de agave tem uma consistência mais espessa que outros adoçantes, o que significa que ele é mais fino e mais doce. Por isso, não é preciso muito para adoçar o café, só metade do que se usa de açúcar refinado;

Pode ajudar quadros de depressão: o folato e a vitamina K presentes no xarope de agave tem benefícios para a saúde mental. Apesar dos estudos serem limitados, especialistas apontam que ambos os nutrientes ajudam a reduzir os riscos de depressão;

Auxilia a saúde cardíaca: a vitamina B6 mantém os níveis de homocisteína, um aminoácido presente no sangue responsável pelo surgimento de doenças cardíacas, e protege o coração de problemas como AVC. 

Riscos do consumo da agave

Por ter mais calorias que o açúcar comum, o xarope de agave pode ser um fator para o desenvolvimento de obesidade. Além disso, assim como outros açúcares, consumir a agave em excesso pode causar problemas no coração, cárie dentária e diabetes do tipo 2. O consumo feito por crianças deve ser evitado, pois o seu sistema digestório ainda não está pronto para digerir o produto.

Aplicar o agave diretamente na pele pode causar irritações, a melhor opção é sempre testar antes em uma pequena porção da pele antes de passar. A seiva da planta é uma das grandes causadoras de alergias.

Alguns especialistas defendem que o consumo de agave significa riscos à saúde devido a grande concentração de frutose em sua composição. Isso porque o organismo humano não metaboliza a frutose da mesma forma que a glicose. No entanto, alguns estudos de 2018 apontaram que os malefícios do agave estavam interligados ao alto consumo de calorias e não ao açúcar. 

Outras alternativas para o agave são: extrato de baunilha, extrato de amêndoa, canela e cacau em pó. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais