Saiba como funciona a quiropraxia

A quiropraxia é um tipo de medicina tradicional que se baseia na ideia de que o corpo pode se curar com a ajuda de manipulações feitas com as mãos de um profissional treinado. O principal uso da quiropraxia é para o tratamento de dores, como dores nas costas ou nas juntas. 

A técnica da quiropraxia foi usada pela primeira vez em 1985. Nesta ocasião, o fundador da prática, Daniel David Palmer, ajustou a espinha dorsal de um zelador e afirmou que conseguiu restaurar sua audição.

Apesar do tratamento de manipulação da espinha ser usado há anos, antes mesmo de Palmer, muitos especialistas o enxergam como o pai da quiropraxia

Condições tratadas pela quiropraxia

  • Dor nas costas, pescoço e cotovelo
  • Osteoartrose
  • Problemas de cartilagem
  • Problemas nas juntas
  • Condições que afetam os músculos

Todo o tratamento de quiropraxia é único. Isso significa que cada profissional da área avalia seus pacientes e cria uma série de técnicas personalizadas. No entanto, um dos grandes focos dessa medicina tradicional é a coluna dorsal. 

Benefícios da quiropraxia

Reduz a dependência de opiáceos analgésicos

A maioria das pessoas que sofre com dores crônicas toma algum tipo de opiáceo analgésico para lidar com os sintomas. Adotar o tratamento da quiropraxia pode ajudar a reduzir o consumo desses medicamentos. Um estudo, publicado em 2020, mostrou que pessoas que fazem quiropraxia tomam menos opiáceos para a dor. 

Melhora os sintomas de dor de cabeça

A manipulação da espinha pode ajudar significativamente a tratar dores de cabeça, principalmente aquelas que têm origem no pescoço. Em uma pesquisa, publicada em 2016, os cientistas revelaram que o tratamento com quiropraxia em pessoas com dor de cabeça crônica foi mais eficiente do que uma rotina de prática de exercícios

Reduz sintomas de escoliose

O uso de técnicas da quiropraxia pode ter benefícios para pessoas que sofrem com escoliose. Alguns especialistas acreditam que a quiropraxia pode ajudar na redução do ângulo Cobb, medida usada para determinar a deformidade de uma espinha dorsal.

Ajuda a melhorar a postura

Se você tem problemas com sua postura, principalmente se você passa a maior parte do dia sentado, a quiropraxia pode ajudá-lo. Um estudo de 2017, realizado em uma mulher de 27 anos que sofria com hipercifose — também conhecida como postura corcunda — apontou resultado positivo na melhora de seu quadro depois de 6 meses de tratamento com quiropraxia

Pode ajudar na performance atlética

Devido ao impacto positivo da quiropraxia na mobilidade, redução de dor e na menor restrição de tecido, o tratamento tem benefícios para atletas. No entanto,ainda são necessários mais estudos sobre o tema, já que uma pesquisa de 2019 aponta que a quiropraxia não tem impacto na vida de atletas sem sintomas de dores. 

Satisfação comprovada

Muitos estudos mostram que pessoas que fazem quiropraxia têm um alto nível de satisfação com o tratamento. Em um estudo, do ano de 2015, pesquisadores descobriram que todos os seus 544 voluntários afirmaram ter grande satisfação com a prática da quiropraxia

Além disso, 92% das pessoas envolvidas no estudo afirmaram ter melhoras nos sintomas de dor, e 80% apontou uma melhora na sua habilidade de locomoção.

A consulta de quiropraxia

Na visita ao quiropraxista, o profissional precisa conhecer os seus sintomas, para depois determinar qual o método adequado para o seu tratamento. As técnicas de quiropraxia são:

  • Manipulação espinhal, usar as mãos para aplicar força nos músculos, ossos, juntas, espinha e pescoço;
  • Movimentos de empuxo curtos e acentuados;
  • Mover gradualmente as suas articulações em diferentes posições;
  • Puxar e esticar os músculos em diferentes direções.

O tratamento de quiropraxia não costuma ser doloroso, no entanto, algumas pessoas sentem desconforto. Se notar algo de errado, notifique o profissional imediatamente.

Riscos da quiropraxia

A quiropraxia é uma prática geralmente segura, realizada por um profissional treinado e registrado. Porém, é possível apresentar alguns efeitos colaterais, como:

Esses sintomas precisam passar em alguns dias, caso não passem, é preciso consultar um médico. Se o profissional errar ou não tiver o treinamento adequado, pode existir o risco de desenvolvimento de hérnia ou derrame. 

Quiropraxista

Para se tornar um especialista em quiropraxia, a pessoa precisa ter um curso de ensino superior na área ou ser um fisioterapeuta com especialização em quiropraxia. No caso da pessoa não apresentar nenhum dos estudos, o ideal é evitar a consulta. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais