Pimenta-de-cheiro: características, usos e cultivo

A pimenta-de-cheiro é uma variedade comumente encontrada no Norte e no Nordeste do Brasil, conhecida por seu sabor levemente picante e seu aroma pungente. Elas são plantas nativas de regiões quentes e tropicais, e seu primeiro registro ocorreu em pelo menos 9 mil a.C. O seu uso no Brasil foi popularizado pelos povos indígenas.

Quando madura, a pimenta-de-cheiro tem uma coloração vermelha ou amarela, com um grau de ardência médio, que pode agradar aqueles que não são fãs de comidas picantes. O seu nome científico é Capsicum chinense Adjuma, mas também é conhecida em alguns lugares como pimenta-de-bode. 

O fruto tem aproximadamente 4 centímetros de comprimento e pode ser usado como decoração de pratos ou temperos de feijoada. O seu formato é redondo e o interior é repleto de sementes diversificadas, que ajudam no cultivo e no ardor da espécie. A sua planta é de fácil cuidado e por isso, pode ser facilmente plantada em casa.

Pimenta biquinho: benefícios, como plantar e preparar

Para que serve a pimenta-de-cheiro?

A pimenta-de-cheiro contém diversas propriedades benéficas para o corpo. Sendo algumas delas: 

  • Efeito antiflatulência, que ajuda na digestão;
  • Ação analgésica;
  • Potencial anti-inflamatório e antioxidante, que contribuem para evitar o envelhecimento precoce;

A pimenta também é rica em capsaicina, um poderoso antioxidante, que pode ajudar a evitar doenças como o câncer e até mesmo doenças cardiovasculares.

Como plantar pimenta-de-cheiro?

A melhor época do ano para plantar a pimenta-de-cheiro é durante o verão, já que ela adora o calor e se adequa ao clima. Além disso, certifique-se de que a planta irá receber a luminosidade necessária durante o dia, para que seu crescimento seja saudável.

O solo precisa ser leve, solto e drenado, rico em matéria orgânica e com um pH neutro. A rega da pimenta-de-cheiro deve ser feita frequentemente, pois ela gosta de calor e de bastante luminosidade, o que faz com que sua terra seque rapidamente. Por isso é importante manter o solo sempre úmido, sem exagerar, para que as raízes não apodreçam.

A planta da pimenta-de-cheiro cresce tanto em vasos quanto em canteiros. Porém, se você optar por um vaso, não se esqueça de trocá-lo quando ela estiver em um tamanho superior ao recipiente. A colheita dos frutos pode ser feita cerca de 60 ou 120 dias após o crescimento das pimentas. Isso apenas quando elas apresentarem a coloração do fruto maduro.

Duas dicas importantes para quem deseja plantar pimenta-de-cheiro são:

  • Utilizar luvas na colheita, para evitar que a ardência da planta cause machucados nas mãos ou passe para os olhos;
  • Usar estacas para garantir que a planta irá crescer na vertical;

Antes de armazenar a pimenta-de-cheiro, certifique-se de colocá-la em uma vasilha devidamente fechada. Assim ela demora mais para murchar. Deixar a lavagem apenas para o momento do consumo também ajuda na preservação do alimento.

Como consumir pimenta-de-cheiro?

No Brasil, a pimenta-de-cheiro é utilizada em pratos quentes e frios, para criar sabores e aromas únicos. Seus principais usos são em carnes, risotos, sopas, pizzas, tortas e saladas. A seguir confira uma receita com pimenta-de-cheiro para fazer em casa:

Pimenta cambuci: benefícios, usos e preparo

Receita de molho

Ingredientes

  • 180 g de pimenta-de-cheiro (se quiser menos picante, retirar as sementes)
  • 1 colher de chá de orégano
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 cebola grande picadinha
  • 1 colher de chá de sal
  • 80 ml de vinagre branco
  • 3 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo

  1. Refogue os ingredientes em um fio de azeite;
  2. Bata tudo em um liquidificador com o azeite adicionado;
  3. Caso prefira o molho mais fino, coe;
  4. Coloque em um recipiente fechado de vidro;
  5. Armazene;
  6. Está pronto.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais