Pacu-de-seringa: características e ameaças

O pacu-de-seringa é um peixe de água doce da família Characidae e de nome científico Myloplus rhomboidalis. De formato arredondado, escamas acinzentadas e cintilantes e grandes olhos escuros, este tipo de pacu é apenas uma das 31 espécies encontradas na bacia amazônica.

Quais as principais características do pacu-de-seringa?

O nome “pacu-de-seringa” está relacionado a árvore da seringueira, comumente encontrada na região amazônica. Durante as cheias dos rios, a espécie solta suas sementes na água. Elas são levadas até o fundo dos corpos d’água, onde se tornam alimentos para o pacu. Graças a mandíbula forte desse peixe, ele consegue quebrar a casca da semente com facilidade e usá-la em sua dieta. 

Além das sementes de árvore, o pacu-de-seringa se alimenta de plantas aquáticas, gastrópodes e peixes durante a época de seca. Devido a alta incidência na região do Xingu, Tocantins e Amazonas, o peixe é muito importante na dieta de comunidades ribeirinhas. O local com maior presença da espécie é o rio Xingu, que começa na região central do estado do Mato Grosso e parte em rumo ao norte da Amazônia.

O pacu-de-seringa também é considerado um peixe brigador. Isso significa que ele pode se tornar violento em certas situações. Sendo assim, as pessoas encontram dificuldade na pesca, pois ele luta para não ser pego. O maior tamanho que a espécie pode alcançar é 40 cm, podendo pesar até 5 quilos. 

Qual a diferença entre o pacu e o tambaqui?

A principal diferença entre o pacu e o tambaqui, duas espécies da família Characidae, é a espessura das escamas. O tambaqui tem escamas maiores e mais grossas, com um corpo áspero e fácil de segurar. Outro ponto importante é que o Pacu tem resistência a águas frias, enquanto o tambaqui é um peixe de águas quentes que não aguenta grandes quedas na temperatura. 

Pacu-de-seringa e a pesca esportiva

Na região de Altamira a pesca esportiva de pacu-de-seringa é incentivada pelo governo. A prática acontece da seguinte forma: todo ano a cidade realiza um torneio de pesca do pacu-de-seringa. 

Vence aquele que conseguir pegar a maior quantidade de peixes. É regra da competição que os pescadores mantenham os animais vivos para que eles possam ser medidos e pesados e depois retornados para o rio.

O objetivo do evento não é matar os animais, mas sim conscientizar a população sobre a importância da espécie e da pesca sustentável. Além disso, o torneio promove o turismo ecológico local e incentiva os pescadores a optar por uma forma menos agressiva de pesca. Por fim, o evento não possui fins lucrativos e prioriza a preservação ambiental da região, bem como combate do uso de materiais poluentes.   

90% do lixo do Pacífico é resultado da pesca em seis países

Quais as principais ameaças ao pacu-de-seringa?

A maior preocupação dos pesquisadores em relação à ameaça da biodiversidade do pacu-de-seringa é a transformação do seu habitat. Esse fator é apontado por ambientalistas da região desde a chegada da Usina Bela Monte. Ela foi responsável por reduzir consideravelmente o número de peixes nos rios. Além de dificultar o sustento das diversas famílias que dependiam do peixe para sobreviver.  

A pesca predatória também é considerada um possível problema para a manutenção da espécie. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais