Hinduísmo: crenças, deuses e símbolos

O hinduísmo, ou Sanatana Dharma em sânscrito (caminho espiritual eterno), é a religião mais antiga do mundo, com o início de suas práticas datando mais de 4 mil anos atrás. Os ensinamentos do hinduísmo pregam a existência de uma entidade superior, um Deus maior, que possui diversas manifestações — deuses e deusas diferentes. Atualmente, ela é a terceira maior religião do mundo, atrás do cristianismo e do islamismo.

O hinduísmo é popular em países como: Índia, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, Ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago.

Monge: o que é, princípio e relação com reprodução

Qual é o deus do hinduísmo?

Grande parte dos praticantes do hinduísmo defende que para a religião há um único deus, que faz parte de tudo que existe. Ou seja, a natureza de um ser vivo vai além de seu corpo e sua mente, ele também é um espírito, que complementa uma força, um deus  maior. 

Por fim, as manifestações mais famosas do criador do universo, no hinduísmo, são:

Brahma: a divindade suprema, responsável pela criação do Universo e todos os seres vivos;

Vishnu: responsável por preservar e proteger o universo;

Shiva: deus supremo que destrói o Universo para poder construí-lo;

Devi: a deusa que luta pela restauração do caminho espiritual eterno (dharma);

Krishna: o deus da compaixão, do carinho e do amor;

Lakshmi: deusa da saúde e da pureza;

Saraswati: deusa do aprendizado;

Ganesha: deus da sabedoria e da fortuna.

Quais são as principais crenças do hinduísmo?

Para o hinduísmo, o objetivo dos seres na Terra é reencarnar diversas vezes até se tornarem dignos de se juntarem ao espírito da grande divindade. A forma do ser humano conseguir isso é por meio da pregação da união e da igualdade entre si mesmo e os outros. Desta forma, o indivíduo deve valorizar a verdade, a gentileza, a equidade, empatia e a generosidade.

Devido à presença da divindade maior em todos os seres vivos, o hinduísmo enxerga o Universo como uma grande família. Os ensinamentos de união e igualdade também abriram portas para que o hinduísmo entendesse qualquer tipo de religião como um caminho para a divindade.

Logo, a divindade soberana do mundo se manifesta de diversas formas e pode ser adorada de diferentes maneiras. Além disso, essa força maior se comunica com cada indivíduo de forma única, permitindo que ele experiencie e acredite no divino do seu jeito singular.   

Quais são as principais características do hinduísmo?

Por defender diferentes ideias religiosas, o hinduísmo muitas vezes é dito como um estilo de vida ou uma “família de religiões”. Um dos principais conceitos dessa crença é a filosofia do “atman”, ou a defesa de que todos os seres vivos têm alma. 

Sendo assim, todos devem buscar a salvação, ou “moksha”, que é encontrada no fim do ciclo de reencarnação, onde o ser se junta a alma absoluta (Deus). Outro ponto importante, que vai determinar a salvação do indivíduo, são suas ações. A natureza das atitudes de um ser é responsável por ditar o futuro de sua vida atual e de suas próximas jornadas.

Por considerar todos os seres vivos como iguais, a maioria dos hindus adota um estilo de vida vegetariano, semelhante ao conceito de veganismo. A vaca e o boi são dois animais super importantes para o hinduísmo, e por isso, a religião prega a abstenção  de uma alimentação à base da carne desses animais. 

Monges tailandeses constroem complexo religioso com garrafas de cerveja

Reencarnação

No hinduísmo, o conceito de reencarnação surgiu com o questionamento do porquê algumas pessoas sofrem mais do que as outras. A resposta que a religião encontrou para isso era de que toda a espécie humana já teve uma experiência de vida passada, e o tanto de sofrimento que ela enfrenta em sua vida atual demonstra o karma que é preciso pagar. 

Desta maneira, o ciclo de reencarnação consiste na pessoa voltar várias vezes a vida na Terra até que ela pague por todos os seus erros e possa se juntar a divindade da alma absoluta.

Maya

O conceito de Maya, que significa ilusão, se refere ao modo como o ser humano vê o mundo. Para o hinduísmo, as pessoas não veem o mundo de maneira correta, pois se pudessem enxergariam apenas deus. Como sua visão os engana, tudo que os seres vivos encontram é um mundo complexo criado pela divindade maior. 

A melhor forma para enxergar o mundo como ele é de verdade é trazendo à luz da espiritualidade para a sua jornada. Segundo os ensinamentos hindus, quando isso é alcançado, não restam desejos na mente e o impulso de reencarnar cessa.

Mahatma Gandhi

O ativista, e figura política, Mahatma Gandhi, nascido no século XIX, foi um dos defensores do hinduísmo e aquele que levou o movimento da independência da Índia para frente. Ele pregava pela libertação do país das garras do governo britânico, que buscava converter a população do hinduísmo para o cristinianismo. Mahatma defendia a paz sobre a violência e acreditava que podia alcançar o objetivo com igualdade e amor. 

Sistema de castas

Dharma é o código de comportamento que dita o lugar de um indivíduo na sociedade e as funções que ele deve exercer. O dharma também leva em consideração o karma da vida anterior de uma pessoa e quando combinados eles determinam as castas que formam o sistema de uma sociedade hindu.

Religiosos e estudiosos acreditam que o sistema de castas surgiu a mais de 3 mil anos atrás, próximo ao início da prática do hinduísmo. As principais castas que formam a sociedade indiana são:

  1. Brahmin: os intelectuais e os líderes espirituais;
  2. Kshatriyas: protetores e servidores públicos;
  3. Vaisyas: os produtores habilidosos;
  4. Sudras: trabalhadores sem habilidades.

Além dessas categorias, existem outras subcastas, como a dos “intocáveis”, cidadãos que são considerados do mais baixo nível da hierarquia de castas. Apesar do sistema ainda existir, ele não é tão valorizado como antes e já que a descriminação motivada pela casta social foi banida desde que a Índia se tornou independente. 

Símbolos

Existem diversos símbolos no hinduísmo, mas os dois principais são a suástica e o “Om”. A suástica, dentro do hinduísmo, significa “boa sorte” e “ser feliz”. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, a versão virada à diagonal deste símbolo se tornou sinônimo do movimento nazista, o que acabou afetando a imagem que as pessoas tinham de seu significado.

A outra figura importante para o hinduísmo é o “OM”, composto por três letras do Sanskrit (uma das linguagens faladas na Índia), ele representa três sons diferentes (a,u e m). Quando esses sons são combinados eles formam uma sonoridade sagrada usada em rituais hindus.

O que é shiatsu e para que serve?

Quem é o criador do hinduísmo?

Não se sabe ao certo o que criou o hinduísmo. Alguns estudiosos defendem que não se trata de uma religião fundada por uma pessoa só, mas uma cultura que surgiu com a relação de diversos povos. 

Tudo que se sabe sobre o hinduísmo antigo está escrito nos Vedas, textos sagrados que ensinam os preceitos da religião. Diferente da maior parte das crenças, o hinduísmo não tem um livro sagrado. Na verdade, por muito tempo os ensinamentos do Sanatana Dharma eram passados de geração para geração por meio de estudiosos e seus aprendizes. 

Mesmo sendo os textos mais antigos do hinduísmo, os vedas não são os únicos. Ao todo, existem duas categorias de escrituras hindu: o Shruti e o Smriti. 

Shruti: significa “cabeça” e inclui tudo o que o hinduísmo entende como verdade eterna e natural. Dentro dessa categoria se encontram os Vedas e os Upanishads. 

Smriti: se traduz como “memória”, serve para facilitar o entendimento do shruti e interpretar a mudança de circunstâncias de acordo com o tempo (kala), região (desha) e personalidade (guna). Inclui a Ayurveda, Dhanurveda, Gandharvaveda e Arthashastra. 

Hinduísmo e budismo

O budismo surgiu de dentro do hinduísmo, tendo crenças bem semelhantes, como o karma, a reencarnação e o caminho para a salvação. No entanto eles diferem devido à aversão do budismo ao sistema de castas.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais