Europa bane testes de cosméticos em animais

Grupos de defesa dos animais vencem luta após anos de pressão

No dia de 13 de março de 2013 entrou em vigor uma nova lei sobre a fabricação e comércio de cosméticos na União Europeia. Nela, ficam proibidas a importação e a comercialização de produtos, ou ingredientes, que foram testados em animais. A proibição abrange todo tipo de cosmético e de produto de higiene pessoal, de perfumes a pastas de dentes, passando por cremes hidratantes, xampus e maquiagens.

Tonio Borg, comissário encarregado das políticas de saúde e dos consumidores da União Europeia, afirmou em comunicado que “A entrada em vigor hoje da proibição total de comercialização constitui um sinal importante do valor que a Europa atribui ao bem-estar dos animais. A Comissão está empenhada em continuar a apoiar o desenvolvimento de métodos alternativos e a dialogar com os países terceiros para que sigam a nossa abordagem europeia. Trata-se de uma grande oportunidade para a Europa de dar um exemplo de inovação responsável no domínio dos cosméticos, sem que tal afete a segurança dos consumidores”.

A comissão de saúde e dos consumidores disponibilizou para as empresas, entre os anos de 2007 e 2011, 238 milhões de euros para o desenvolvimento de métodos alternativos de teste, que não envolvam animais.

Na União Europeia, os estudos em animais já são proibidos desde 2004 para os cosméticos, e desde 2009 para os ingredientes cosméticos. Nesse mesmo ano, foi proibida a comercialização desses produtos. Mas a data limite tinha sido postergada para março de 2013 para que as empresas pudessem se adequar à nova legislação.

Veja também:
O que fazer com cosméticos vencidos?
Os problemas do xenoestrogênio

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais