Esqueceu o nome de alguém? Ciência explica

Esqueceu o nome de alguém? Esse hábito é comum em pessoas com dificuldade de lembrar o nome dos outros, mas também naqueles que lembram de todo mundo. A verdade é que, segundo a ciência, esquecer o nome das pessoas é algo normal para o ser humano — principalmente quando se leva em consideração o número de indivíduos que encontramos ao longo da vida.  

Isso pode acontecer até mesmo com familiares, ou seja, quando sua mãe confunde o seu nome com o do seu irmão, não leve para o lado pessoal. Os pesquisadores podem explicar o porquê isso acontece:

O que é consciência ambiental e sua importância?

Por que esquecemos nomes facilmente?

Até mesmo uma pessoa que lembra o nome de todos, às vezes acaba esquecendo um ou outro. Para a psicologia, a confusão com os nomes é resultado da distração e falta de atenção. Porém, em alguns casos, o hábito é atribuído a deslizes do subconsciente, algo que começou a ser estudado por volta do século XIX, pelo estudioso Sigmund Freud.

De acordo com Freud, confundir o nome de alguém, ou esquecê-lo, revela pensamentos e sentimentos ocultos. Por exemplo: se seu namorado trocar o seu nome pelo da ex-namorada, isso pode significar que ele estava pensando nela no momento, ou que ainda pensa nela constantemente. Em outros casos, como quando a pessoa esquece um nome que acabou de aprender, isso poderia apontar que ela não deu tanta importância para esse indivíduo. 

Entretanto, por volta do século XX, o foco do estudo a respeito da memorização de nomes mudou. Os pesquisadores deixaram de lado a abordagem psicanalista de Freud e começaram a analisar esse fenômeno pela via cognitiva. 

A ciência cognitiva do esquecimento de nomes

Um estudo da Rollins College, na Flórida, avaliou a capacidade de decorar nomes de 1700 homens e mulheres. Ao fim da pesquisa, os estudiosos notaram que o esquecimento dos nomes era mais comum quando o indivíduo era da mesma família. Logo, era mais fácil o voluntário trocar os nomes de pessoas que conviviam com ele diariamente.

Como forma de explicar isso, os estudiosos apontaram que a forma que o cérebro armazena nomes é complexa. Comumente, palavras estão relacionadas a significados, informações descritivas que as tornam fáceis de lembrar. Assim, é mais fácil lembrar de um objeto pois existe uma descrição sobre sua aparência, que é a mesma sempre.

No entanto, quando se trata de nomes, nem todas as Alices têm o mesmo rosto, ou todos os Lucas têm o mesmo corpo. Por isso, esquecer como alguém se chama é bem mais comum entre todas as idades. 

Além disso, estudiosos teorizam que o cérebro armazena o nome das pessoas em diferentes “pastas”. Sendo assim, familiares ficam em um lugar específico do órgão, enquanto amigos ficam em outra. Isso faz com que seja mais recorrente a confusão entre nomes que estão na mesma categoria.

Esse fator é bem mais proeminente em casos em que a pessoa se encontra estressada, distraída ou sobrecarregada de informações. Por exemplo, uma mãe corre maior risco de confundir o nome dos filhos quando ela está brava com algo que aconteceu. Afinal, sua mente está focada no sentimento de estresse, e os nomes das crianças estão dentro da mesma categoria de memória. 

Fazer palavras cruzadas ajuda na memória?

Animais e seres humanos

De acordo com a pesquisa, isso também pode acontecer com seres humanos e animais. Já aconteceu da sua mãe ou seu pai confundirem seu nome com o do cachorro? Então, por incrível que pareça, isso é algo normal. 

Apesar de estranho, esses animais comumente são colocados em posições de afeto semelhantes às de filhos, sobrinhos, entre outros entes queridos. Por isso é comum que as pessoas acabem trocando o nome do cachorro pelo do ser humano. 

Entretanto, o estudo sugere que isso é mais comum entre tutores de cachorros. Ou seja, é mais difícil que tutores de gatos sofram com esse tipo de confusão. Ainda não se sabe bem o porquê, porém, os estudiosos suspeitam que seja porque tutores de cães são mais propensos a humanizarem esses animais. 

Como lembrar o nome das pessoas?

Esqueceu o nome da pessoa que estava conversando? Se você sofre com esse problema frequentemente, certamente já deve ter se perguntado se existem técnicas para lembrar o nome de alguém. A verdade é que sim! Existem formas de treinar não esquecer como chamar uma pessoa. 

A seguir confira algumas dicas para você que esquece nomes facilmente:

  • Associe o nome da pessoa a uma de suas características, como “a Letícia que usa óculos”;
  • Teste sua memória depois de ouvir o nome da pessoa, questione-se “qual o nome dela mesmo?”;
  • Repita o nome depois de ouvi-lo;
  • Tente se lembrar a exata situação em que a pessoa falou o próprio nome;
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais