Esfoliante de aveia: como fazer e benefícios

O esfoliante de aveia é uma receita simples que pode ser usada por peles secas e irritadas, além de ter propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Na maioria das vezes, profissionais da área de saúde recomendam o uso da aveia coloidal para pele. A aveia coloidal é um tipo de aveia onde os grãos são triturados e transformados em um pó que pode ser dissolvido em água. Ela é comumente usada para tratar alguns tipos de dermatite, catapora e picadas de insetos. 

Rica em antioxidantes e agentes anti-inflamatórios, a aveia pode ser usada para aliviar coceiras e a descamação da pele, sendo muito indicada para casos de eczema psoríase.  

O uso de esfoliantes também pode ser benéfico para a pele, quando feito de modo correto. Um estudo comprova que esfoliar a pele pode ajudar a tratar cicatrizes de acne ou na descoloração. Além disso, o método ajuda a promover a circulação e a remover células mortas da pele. 

Máscara de aveia: por que usar e como fazer?

Contudo, é preciso ter cuidado. Muitas vezes, esfoliantes podem danificar a camada superficial da pele, causando micro rasgos que podem infeccionar. O uso de esfoliantes abrasivos, como a borra do café e mini partículas de plástico usadas em cosméticos são desencorajados na maioria das vezes. 

Já o esfoliante de aveia coloidal pode ajudar. Quando a aveia é processada e transformada em um pó fino, suas partículas não são tão abrasivas na camada cutânea. Portanto, ela é indicada para alguns tipos de esfoliantes, hidratantes e máscaras. 

Como fazer um esfoliante de aveia

Enquanto essa receita leva outros ingredientes, você também pode fazer um esfoliante apenas com a aveia coloidal. Para prepará-lo, é só adicionar os grãos em um processador de alimentos até virar uma farinha. Guarde em um recipiente com tampa e adicione água quando for usar.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas ou  ¼ de xícara de amêndoas
  • 4 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de flores de camomila desidratadas
  • 2 colheres de chá de óleo essencial de lavanda

Se precisar, adicione as amêndoas no processador para criar a farinha de amêndoa, se já estiver usando-a em forma de farinha, ignore esse passo. Transfira todos os ingredientes para o processador, incluindo o óleo de lavanda. Misture bem até que ganhe consistência de um pó granulado e macio.

Transfira o esfoliante de aveia para um pote com tampa, sem a entrada de ar e guarde em um lugar seco.

Como usar

Quando for aplicar, separe um pouco do esfoliante nas mãos e adicione algumas gotas de água para formar uma pasta. Aplique na pele úmida em movimentos circulares, para promover a esfoliação gentil e depois remova com água morna. 

Benefícios do esfoliante de aveia

A aveia, além de hidratar, proteger e esfoliar a pele, também promove a produção de colágeno da pele. O uso de apenas 1% de aveia coloidal em cosméticos pode ajudar a regular o pH da pele, aumentar a hidratação e ajudar na função de barreira cutânea. 

Imagem de Jocelyn Morales no Unsplash

Enquanto a maioria dos estudos da área foram feitos sobre a aveia coloidal processada por fabricantes profissionais, acredita-se que processar seus próprios grãos pode ter resultados similares e significativos. 

O óleo essencial de lavanda, assim como a aveia, pode ajudar no tratamento de eczema por suas propriedades anti-inflamatórias. Já a camomila conta efeitos relaxantes e também com uma ação anti-inflamatória. 

Contraindicações e cuidados

O uso de esfoliantes não é recomendado para pessoas com acne ativa, uma vez que os grãos podem irritar a pele e piorar a condição. A esfoliação deve ser feita no máximo duas vezes por semana. 

Para não agredir a pele, prefira fazer a esfoliação na pele úmida, com movimentos leves e suaves. Não coloque muita pressão nas mãos e nem use força. Lembre-se de hidratar bem a pele depois. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais