Docente da ESALQ coordena seminário de combate à insegurança alimentar e à fome

Compartilhar
Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por ESALQ USP  O grupo de trabalho “Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”, criado pela Reitoria da USP em setembro deste ano, realizará o 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, evento virtual marcado para 2 de dezembro, entre 8h30 e 13h.

Fome aumenta no mundo e afeta 821 milhões de pessoas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Número de pessoas passando fome no mundo subiu pelo terceiro ano consecutivo…

Sob coordenação da Professora Silvia Helena Galvão de Miranda, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a iniciativa visa desenvolver pesquisas sobre insegurança alimentar, alimentação sustentável, subnutrição e combate à fome e, assim, propor políticas públicas e ações concretas para a melhoria da situação nutricional das populações mais vulneráveis e para a mitigação dos problemas sociais decorrentes desses problemas.

O Seminário, com participação de pesquisadores e especialistas de diversas Unidades da USP, trabalhará com três eixos temáticos: ‘Conceitos, mensuração e identificação’, ‘Políticas públicas e ações coletivas’ e ‘Tecnologia e gestão para a mitigação da insegurança alimentar’. Discussões que irão aprofundar o tema em suas diferentes vertentes, permitirão que tanto a comunidade universitária como também parceiros, empresas e governos se engajem, contribuam e participem na interlocução desejada pelo grupo.

Vale destacar que em maio deste ano, a USP realizou o “Simpósio USP Políticas Públicas para o Combate a Fome”, que deu início as discussões mais amplas a respeito do tema de forma interdisciplinar no âmbito da Universidade. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, foi um dos marcos que demonstraram a amplitude e o potencial desse assunto, levando à criação do atual grupo de trabalho. O Simpósio também deu origem ao livro Políticas públicas contra a fome, que será lançado neste “1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”.

Fome e obesidade: dois fatores sociais decorrentes da insegurança alimentar

A vulnerabilidade social muitas vezes obriga pessoas a trocarem alimentos de qualidade por alimentos baratos. A consequê…

A participação é aberta a todos interessados, sem a necessidade de inscrição prévia, a partir do canal do YouTube da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (https://www.youtube.com/c/proreitoriadeculturaeextensaodausp). A transmissão vai promover a interação ao vivo por meio do chat.

Proposta do grupo

Um dos objetivos do grupo de trabalho “Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome” é a discussão sobre os sistemas alimentares e os conceitos de fome, segurança alimentar, soberania alimentar e outros relacionados, como perdas e desperdício de alimentos. O monitoramento e diagnóstico da situação é outra vertente dos debates, assim como a proposição de políticas públicas para o enfrentamento do problema.

A proposta é agir em conjunto com iniciativas já estabelecidas na formulação de políticas de combate à insegurança alimentar. Para isso, o grupo buscará ações que a USP possui em relação ao assunto, como grupos de pesquisa que atuam em comunidades e que estudam pobreza, fome, agricultura sustentável, desperdício de alimentos, mudanças climáticas, educação e saúde alimentares.

Paralelamente, deve buscar a atuação junto a órgãos de Estado, como o Observatório Contra a Fome na Cidade de São Paulo, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, entre outros.

Fome excessiva: possíveis causas e o que fazer

Entenda o que pode causar a fome excessiva e confira dicas para combatê-la.

Serviço:

1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome

Data: 2 de dezembro de 2021 (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: online com transmissão pelo YouTube da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (https://www.youtube.com/c/proreitoriadeculturaeextensaodausp) .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 26.11.2021

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais