I.D. BUZZ: conceito da nova Kombi é 100% elétrico e tem piloto automático

O nome Buzz é um jogo de palavras: a pronúncia é parecida com a de bus, como a Kombi é chamada nos EUA, e o som da palavra lembra o de motores elétricos. Suas características ainda lembram muito a antiga Kombi, só que com aparência mais moderna, com o logotipo na dianteira iluminado e os faróis e lanternas mais singelos. Como o objetivo da fabricante Volkswagen é olhar para o futuro, o conceito I.D. BUZZ, além de ser espaçoso e confortável, também conta com muita tecnologia. Tem tração nas quatro rodas e seus bancos traseiros podem se transformar em cama ou em mesa. O veículo não tem um painel, pois o carro projeta em 3D as informações em uma tela de realidade aumentada… E o ar condicionado e o rádio podem ser controlados por um tablet removível. A empresa pretende vender um milhão desses veículos por ano a partir de 2025. É provável que o lançamento ocorra em 2020. Confira mais fotos e funcionalidades da “nova Kombi“:

Piloto automático

O carro também contém um modo autônomo, o I.D. Pilot. Nesse modo, o motorista pode se tornar um passageiro e deixar os dispositivos tecnológicos do carro assumirem o controle por meio de scanners de lasers e do GPS. O volante é recolhido e se funde ao painel, o banco do motorista pode até mesmo ser virado para trás para que ele possa conversar com os outros passageiros. Para voltar a dirigir, é só tocar no volante ou acionar o acelerador ou o freio.

Volkswagen User-ID

Com o Volkswagen User-ID, o veículo sabe quem está ao volante e configura o assento, rádio, ar-condicionado, iluminação do ambiente e contatos telefônicos de acordo com as preferências de quem chegou perto do veículo – a porta até mesmo abre automaticamente.

Reabastecimento

O veículo poderá ser reabastecido de duas formas. A primeira seria por indução eletromagnética, onde a bateria do veículo seria recarregada ao andar por vias ou vagas que tenham a tecnologia de recarga sem fio. Na segunda forma, o carro receberia a carga ao ser conectado em estações de recarga. A bateria de 111 kWh pode recarregar em até 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos, dependendo da fonte de recarga.

Há dois motores elétricos – um para cada eixo – que proporcionam, juntos, uma potência de 374 cv, com tração integral, com suspensão traseira do tipo multilink. A velocidade máxima é de 160 km/h (com limite eletrônico) e a aceleração de zero a 100 km/h dura cinco segundos. A autonomia é de 435 quilômetros. A plataforma permite adotar um veículo com tração traseira, com um motor de 271 cv e um conjunto de baterias menor, de 83kWh.

Equipe eCycle

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