O que é compulsão alimentar? Identificação e causas

Compulsão alimentar é um tipo de transtorno alimentar caracterizado por episódios de consumo compulsivo de grandes quantidades de comida. Ele afeta de 0,6% até 2,6% da população mundial e é estimado que seja duas ou três vezes mais comum que a anorexia nervosa.

No entanto, mesmo sendo relativamente comum, muitas pessoas desconhecem o transtorno e seus perigos, recebendo um diagnóstico depois de anos da condição. De acordo com uma pesquisa de 2018, muitos casos da compulsão alimentar são relatados em adultos de 30 a 40 anos.

A compulsão alimentar é, muitas vezes, confundida ou autodiagnosticada. Porém, ela se difere de outros transtornos alimentares ou de pequenas instâncias onde uma pessoa pode comer mais do que o “normal”. Existem alguns critérios para o diagnóstico deste transtorno, em que diversos fatores são analisados.

Cresce a procura por alimentação saudável no Brasil, segundo pesquisa

Identificação e diagnóstico

Episódios de compulsão alimentar são recorrentes e a quantidade de comida ingerida nesses momentos é maior do que pessoas consideradas saudáveis consumiriam. Eles também são compostos pela falta de controle e sentimentos de vergonha e culpa após a refeição. 

Os momentos que caracterizam e diagnosticam esse transtorno são:

  • Episódios de compulsão pelo menos uma vez por semana por três meses
  • Comer mais rápido que o normal
  • Comer até ficar desconfortável
  • Comer grandes quantidades de comida quando não está com fome
  • Comer sozinho por vergonha da quantidade de comida ingerida
  • Sofrimento visível durante os episódios de compulsão
  • Os episódios não são seguidos de indução voluntária de vômito (bulimia) e não ocorrem subsequentes de anorexia ou bulimia

Causas

Existe um certo teor emocional nas causas da compulsão alimentar, podendo também ser considerada um transtorno mental. Por isso, suas causas mais comuns acontecem por conta de desvios emocionais, como o trauma e problemas com a autoestima. É estimado que pelo menos 80% das pessoas que têm compulsão alimentar também têm outro tipo de doença mental — depressão, ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático são algumas delas. 

Foto de RODNAE Productions: https://www.pexels.com/pt-br/foto/crianca-filho-classe-categoria-6936330/

Saúde

Como é uma condição ligada a hábitos alimentares, a compulsão alimentar oferece vários riscos à saúde. A compulsão sem acompanhamento médico é perigosa e pode resultar em obesidade e aumentar riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer.

Outros riscos incluem o desenvolvimento de síndrome do cólon irritável, asma, dores crônicas e problemas com a fertilidade.   

Por outro lado, a compulsão alimentar também pode oferecer riscos à saúde mental. Dados sobre a condição relatam que cerca de um quarto dos pacientes diagnosticados com o transtorno já tentaram cometer suicídio, comprovando a importância do tratamento.

Tratamento

O acompanhamento da compulsão alimentar é feito por psicólogos ou psiquiatras, por ser um transtorno de âmbito emocional. Os profissionais analisam os pacientes em uma série de consultas, formulando o melhor tipo de tratamento para cada caso diferente.

O tratamento pode se limitar à conversas com profissionais ou envolver outros tipos de terapia, como a terapia cognitiva. Em geral, esse acompanhamento profissional é essencial no entendimento dos gatilhos da compulsão, também sendo um meio de aprender hábitos saudáveis na hora da alimentação.

Além de possivelmente ajudar a evitar a compulsão alimentar, o tratamento também funciona como uma ferramenta para o alívio de outros sintomas mentais associados ao transtorno, como a depressão.

Tratamentos baseados no consumo de medicamentos também são utilizados. Porém, podem apresentar efeitos colaterais como náusea, insônia e fadiga e não são tão eficazes como outros métodos.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais