Como acabar com mau hálito com bicarbonato?

Como acabar com mau hálito com bicarbonato de sódio? A halitose é uma condição que causa mau odor na região bucal e geralmente pode ser tratada com a prática da boa higiene. No entanto, algumas pessoas utilizam o bicarbonato de sódio como remédios caseiros naturais para reduzir os efeitos do mau hálito.

Devido a sua natureza alcalina, o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar a acidez bucal, que pode ser uma das causas do mau hálito. Além disso, a substância é rica em propriedades antimicrobianas, que facilitam a eliminação de bactérias — outro motivo pelo qual a halitose pode surgir.

O tratamento ideal para essa condição é a prática de uma boa higiene bucal diariamente. Só assim é possível evitar o acúmulo de bactérias e o mau odor na região. Porém, acabar com o mau hálito com bicarbonato pode ser uma alternativa rápida e eficaz para situações específicas. 

Como acabar com mau hálito naturalmente

Confira a seguir algumas formas de como acabar com mau hálito com bicarbonato de sódio: 

Gargarejo com bicarbonato de sódio

Para fazer essa receita basta um copo de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture as duas substâncias, deixe que o bicarbonato derreta e então faça o gargarejo por pelo menos 30 segundos. Use sempre que achar necessário, porém, evite a aplicação excessiva.

Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a reduzir a acidez bucal devido às suas propriedades neutralizantes de pH. Para fazer o uso dessa mistura, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre em um copo de água. Misture o líquido e lave a boca com ele. Depois de alguns segundos fazendo gargarejo, cuspa a substância.

Bicarbonato de sódio e sal

Além de suas propriedades antimicrobianas, o sal é um alimento que ajuda a neutralizar o pH do estômago — podendo reduzir o mau hálito decorrente do refluxo ou da gastrite, por exemplo. Misture uma colher de sopa bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal em um copo de água e utilize a substância para fazer gargarejos. 

Bicarbonato de sódio e mel

O mel é um alimento que ajuda a reduzir disfunções estomacais, que podem causar inflamações e mau hálito. Por isso, você pode fazer uma mistura de bicarbonato com mel para combater o mau hálito. Para a receita, é necessário misturar uma colher de sopa de bicarbonato com uma colher de sopa de mel em um copo de água. Utilize o remédio caseiro antes de escovar os dentes.

Limão e bicarbonato de sódio

A acidez do limão ajuda a reduzir os efeitos das bactérias que causam mau hálito. Basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com o suco de um limão em meio copo de água. Depois de fazer o gargarejo com a mistura, lave a boca com água.

Quais as contraindicações das receitas para acabar com mau hálito com bicarbonato?

Existem poucos estudos a respeito dos benefícios do bicarbonato de sódio para acabar com o mau hálito. Porém, alguns especialistas não defendem o seu uso constante, devido a ideia de que a substância pode danificar o esmalte dos dentes. Como não existem muitas evidências a respeito, o ideal é evitar a aplicação em excesso.

Além disso, receitas caseiras com bicarbonato de sódio servem apenas como um remédio superficial e não tratam o problema em sua raiz. Em pessoas que sofrem de halitose devido a falta de cuidados bucais, a melhor forma de tratar a condição é tendo uma boa higiene. Ou seja, escovando os dentes após cada refeição, usando fio dental todos os dias e fazendo check-ups rotineiros no dentista.

Caso o mau hálito seja derivado de condições pré-existentes, como o refluxo, a melhor forma de eliminar o problema é tratando a condição. Para saber mais confira a matéria: “Como saber se o mau hálito vem do estômago?”.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais