Cactos com flores: conheça 10 espécies para cuidar

Cactos com flores são belas alternativas para pessoas que querem cultivar flores mas tem dificuldade de manter os cuidados necessários para isso. Por serem de baixa manutenção, os cactos são opções perfeitas para mães/pais de plantas que sempre deixam as flores morrerem. 

Apesar de serem de fácil cuidado, os cactos com flores só florescem em situações específicas. Se você pretende plantar uma espécie na sua casa, no apartamento ou em um quintal, busque reproduzir a condição de vida na qual os cactos crescem. Por serem plantas nativas de climas desérticos, foque em reproduzir o solo arenoso e ofereça uma boa quantidade de luz solar.

Para saber como plantar cactos com flores, confira a matéria: “Como cuidar de cactos: 8 dicas importantes”.

Cactos: o que você precisa saber

Quais são os cactos que dão flores?

A seguir confira uma lista com cactos com flores que você pode plantar em casa:

Flor-de-maio

De nome científico Schlumbergera, as flores da flor-de-maio variam entre rosa e vermelho. Sua época de florescimento ocorre durante o outono e início de inverno, ela prefere luz indireta do Sol e um solo arenoso. Quando as flores crescem, o caule da planta enverga para baixo, como uma jiboia.

Cacto-chapéu-de-turco

O cacto-chapéu-de-turco, também conhecido pelo nome científico Melocactus Matazanus, tem flores rosas, que florescem no verão. O tamanho máximo deste cacto com flores é de oito centímetros de altura. As flores crescem da ponta da planta, parecidas com pequenos folículos, e seus espinhos crescem em formato de estrela.

Cacto-orquídea

O florescimento desse cacto com flores ocorre durante a primavera e o verão e ele pode ser encontrado pelo nome científico Epiphyllum. O cacto-orquídea tem diversos formatos diferentes e suas flores duram apenas alguns dias, geralmente do fim da primavera ao início do verão. Mesmo assim, seu florescimento é grande e a fragrância da planta é notável.

Cacto-arco-íris-do-Texas

Essa espécie, de nome científico Echinocereus Dasyacanthus, tem apenas um caule e pode chegar até 40 centímetros de altura. As suas flores, que tem aproximadamente 10 centímetros, são desproporcionais à planta e podem parecer bem maiores. As pétalas são amarelas com tons de rosa e branco e surgem durante os meses de primavera.

Cacto-bola-de-prata

O cacto-bola-de-prata tem formato redondo, semelhante a uma bola de prata cheia de pequenos espinhos. Nativo do planalto sul brasileiro, durante o verão ele produz uma única flor amarela. Para que floresça saudável, esse cacto com flores precisa de um solo arenoso e contato direito com a luz do sol. 

Cacto-mandacaru

A espécie é nativa do nordeste brasileiro e seu nome científico é Cereus Jamacaru. Devido a baixa manutenção, o cacto com flores tem uma ótima adaptação para qualquer tipo de solo. Suas flores são brancas e aparecem durante a primavera. A planta como um todo pode chegar até seis metros de altura. 

Cacto-rabo-de-macaco

O cacto-rabo-de-macaco tem esse nome por ter um caule semelhante a uma cauda de animal caída. A espécie é muito usada para o paisagismo devido sua aparência exótica e as flores vermelhas que crescem na ponta do caule. De nome científico Hildewintera colademononis, ela é nativa da Bolívia e pode chegar até dois metros de comprimento. 

Cacto-amendoim

O Echinopsis chamaecereus, ou cacto-amendoim, é nativo da Argentina, e assim como o cacto-rabo-de-macaco, tem um crescimento pendente alongado. Seu tamanho pode chegar até 30 centímetros e o florescimento ocorre anualmente, entre a primavera e o verão. 

Cacto-quipá

Também conhecido pelo nome científico Tacinga inamoena, o cacto-quipá é nativo do Brasil  e é encontrado principalmente no nordeste. A espécie pode alcançar até um metro de comprimento e sua coloração varia entre vermelho e laranja, com pequenas flores que crescem nas pontas dos ramos. 

Cacto-almofada-de-alfinetes

Essa espécie, de nome científico Mammillaria decipiens, tem pequenas flores, grandes espinhos e um caule em formato oval. Por ser pequeno — não passa de 30 centímetros de altura — é considerado um minicacto. O florescimento acontece durante o verão e suas pétalas são amarelas e delicadas. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais