Lesmas e caracóis são ótimos para o seu jardim

Lesmas e caracóis são essenciais para um ecossistema saudável e biodiverso. Ambos servem de alimento para muitos animais, desde sapos até ouriços e larvas de vagalumes, estas últimas especialmente adaptadas para se alimentarem desses gastrópodes.

Ao atacar sua presa, as larvas de vagalumes liberam uma dose letal de veneno, paralisando o animal e o transformando em uma pasta fácil de engolir.

Um estudo publicado em 2020 revelou que a população de vagalumes diminuiu em 75% em 18 anos. Esse declínio é atribuído aos culpados habituais: perda de habitat, mudanças nos padrões climáticos e o uso generalizado de pesticidas e herbicidas.

Dessa forma, conservar lesmas e caracóis em jardins, além de evitar iluminação desnecessária, podem ser formas de ajudar a evitar o declínio de vagalumes.

Além de servirem como fonte de alimento para tantas outras espécies, as lesmas e os caracóis desempenham um papel vital na reciclagem de “resíduos” no jardim. Poucas espécies de lesmas têm preferência por plantas vivas. A maioria é detritívora, optando por se alimentar de matéria orgânica em decomposição, o que torna esses animais importantes recicladores.

De fato, esses gastrópodes são tão valiosos que a Royal Horticultural Society não os classifica mais como pragas, e o pesticida tóxico, metaldeido, utilizado para seu controle, foi proibido no Reino Unido.

Se você reconhece o importante papel desses animais no ecossistema, mas ainda deseja proteger suas plantas, existem soluções orgânicas. Testes demonstraram que lã, cascas de ovo, fita de cobre e cascas de pinheiro não são eficazes a longo prazo.

O que funciona é cultivar um ecossistema de jardim saudável, capaz de controlar a população de lesmas em níveis aceitáveis. Isso pode ser alcançado através do cultivo de uma variedade de plantas orgânicas, criando um habitat diversificado para predadores e mantendo um solo saudável que sustente o crescimento das plantas.

Além disso, você pode contar com a presença de predadores naturais, como nematoides, patos ou galinhas. O cultivo de plantas extras para preencher lacunas e mantê-las saudáveis também reduz as chances de ataques de gastrópodes.

Regar pela manhã, por sua vez, evita que as plantas fiquem excessivamente molhadas e atrativas durante a noite, quando os gastrópodes saem em busca de alimento.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais