Foto de Jessica Lewis no Pexels
O uso de babosa na pele pode ser benéfico para a saúde. A babosa, conhecida como aloe vera, quando usada na pele pode proporcionar ação cicatrizante, anestésica, antitérmica, antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e hidratante. O uso tópico da babosa, cientificamente conhecida como Aloe succotrina, é bastante simples.
A Aloe vera é uma planta conhecida por benefícios como efeito calmante, cicatrizante, anestésico, anti-térmico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele, pois estimula a produção de colágeno. Confira seus incríveis benefícios.
O composto que é usado na pele em géis de venda livre é derivado de plantas com o mesmo nome. Na verdade, existe mais de um tipo de aloe vera, com cerca de 420 espécies diferentes. A forma mais comumente usada para problemas de pele é uma planta chamada Aloe barbadensis Miller.
Em geral, o uso de géis prontos pode ser mais fácil e mais comum. De fato, o uso da babosa em produtos cosméticos e de uso externo é liberado pela Anvisa.
No entanto, é importante notar que o uso interno da planta não é liberado pela agência devido à falta de evidências científicas que comprovem que o seu consumo seja seguro.
O gel de babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada da pele. Ele tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre) e anestésicas (alivia dores musculares e ósseas).
A planta é rica em propriedades anti-inflamatórias (combate infecções e age como cortisona no organismo, porém sem efeitos colaterais). Quando aplicada no couro cabeludo, a babosa pode ajudar na prevenção de problemas como a queda de cabelo. Já usar babosa no rosto pode aumentar a produção de colágeno, eliminando linhas finas e outros sinais de envelhecimento precoce.
De acordo com uma revisão de 2020 da revista Molecules, a planta de aloe vera contém mais de 75 compostos ativos diferentes, incluindo vitaminas, minerais e aminoácidos. Esses compostos podem ajudar a tratar uma variedade de problemas de pele, como queimaduras leves, cortes e eczema. De acordo com a mesma revisão, estudos com aloe vera também mostram alguns benefícios promissores para câncer e diabetes, embora mais pesquisas precisem ser realizadas.
Confira os benefícios da babosa e como ela pode ser usada na pele:
A babosa ajuda a aliviar feridas de queimaduras. O recomendado é aplicá-la ao menos três vezes por dia na área afetada.
O gel também funciona como cicatrizante, pois penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de feridas, além de queimaduras e machucados. Em casos mais graves, consulte um médico e pergunte se ela fará efeito ou não.
A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
Sendo composta por 98% de água, a babosa é uma planta muito usada por suas propriedades hidratantes. Por ser absorvida facilmente pela pele, ela ajuda peles oleosas a manter a hidratação sem promover a produção de sebo. Considere trocar seu hidratante regular por aloe vera depois do banho para ajudar a reter a umidade na pele — ou tente misturar o gel da planta com o seu hidratante de costume.
A queimadura por frio é uma condição grave que requer tratamento médico de emergência. Embora o gel de babosa tenha sido usado historicamente como remédio para queimadura por frio, consulte seu médico antes de tentar.
Ao contrário das aftas, o herpes labial se desenvolve na parte externa da boca. A aloe vera pode ajudar a tratar o vírus do herpes, que também é a causa subjacente do herpes labial. Aplique uma pequena quantidade do gel no herpes labial duas vezes ao dia até que ele desapareça.
O gel de babosa pode ajudar a aliviar a dermatite seborreica. Embora essa forma oleosa de eczema seja mais frequentemente encontrada no couro cabeludo, ela também pode afetar partes do rosto e atrás das orelhas.
Além disso, de acordo com um estudo, aplicar babosa na pele é indicada para aliviar os sintomas do eczema (também chamado de dermatite atópica). Um outro estudo descobriu que uma pomada contendo uma mistura de babosa e camomila pode ajudar a aliviar os sintomas da dermatite causada por fraldas.
Assim como no eczema, a babosa pode ajudar a aliviar a inflamação e a coceira da psoríase. Para melhores resultados, aplique gel de babosa duas vezes ao dia na área afetada da pele.
Devido às propriedades anti-inflamatórias da babosa, ela pode ajudar em quadros de acne inflamatória, incluindo pústulas e nódulos. Aplique o gel com um cotonete diretamente na espinha três vezes ao dia.
O uso da planta na pele também pode:
Embora o gel de aloe vera pareça simples – é apenas uma gelatina transparente –, na verdade, é muito complexo. É composto por enzimas, minerais, ácidos e muitas vitaminas. O aloe vera contém vitamina E e C, ambos poderosos antioxidantes, considerados antienvelhecimento para a pele.
Se você não tiver gel de aloe vera pronto você pode fazer um em casa! Descasque sua folha fresca de babosa e retire o gel natural da planta com a ajuda de uma colher. Passe esse gel para um liquidificador, com cuidado para evitar pedaços da folha. Bata até que fique espumoso e liquefeito e guarde por até uma semana em um recipiente fechado.
Combinar tratamentos pode aumentar a eficácia da planta. Confira algumas opções:
Normalmente é seguro aplicar a planta na pele, mas pode haver reações cutâneas leves, como coceira ou ardor em algumas pessoas.
Para evitar efeitos colaterais, é muito importante que você primeiro aplique o gel da planta em um pequeno pedaço de pele e verifique se há sinais de irritação ou alergia.
Se não houver sinais de efeitos colaterais em um dia, use-o em uma área maior. Mas, se você está apresentando algum problema de pele como o eczema, lembre-se de procurar ajuda médica antes de usá-la.
Você também pode considerar evitar o uso de babosa se tiver uma queimadura grave ou outros ferimentos significativos. Aliás, há até evidências de que a aloe vera pode diminuir a capacidade natural da pele de se curar de feridas profundas relacionadas a cirurgias.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais