Alfarroba: uma semente que substitui o chocolate

A alfarroba é uma fruta naturalmente doce que cresce na alfarrobeira, uma árvore de nome científico Ceratonia siliqua. Cultivada desde a antiguidade na região costeira do mediterrâneo, a alfarrobeira dá frutos com a aparência de uma vagem marrom escura, carregada de sementes. A alfarroba é um substituto saudável para o chocolate. Seu uso medicinal remonta 4 mil anos à Grécia antiga.

De acordo com a “Encyclopedia of Healing Foods“, os químicos britânicos do século XIX vendiam vagens de alfarroba para cantores manterem suas cordas vocais saudáveis.

Imagem editada e redimensionada de Malubeng no Pixabay

A alfarroba pode ser encontrada na forma de fruta, em pó, como xarope, goma alimentícia e pílula.

As vagens de alfarroba podem ser consumidas frescas ou secas. Adicionar alfarroba à dieta pode proporcionar benefícios como perda de peso e problemas estomacais reduzidos.

De onde vem a alfarroba?

Os gregos antigos foram os primeiros a cultivar alfarrobeiras, hoje cultivadas em todo o mundo, da Índia à Austrália. É necessária uma árvore macho e uma fêmea para produzir vagens de alfarroba. Uma única árvore masculina pode polinizar até 20 árvores femininas. Após seis ou sete anos, uma alfarrobeira é capaz de produzir vagens.

Imagem editada e redimensionada de Lex Sirikiat no Unsplash

Uma vez que uma alfarrobeira é fertilizada, ela produz centenas de quilos de vagens marrons escuras cheias de polpa marrom e sementes minúsculas. As alfarrobas podem ser colhidas, então, no outono.

Como é usada a alfarroba?

Você ainda pode desfrutar de doces como bombons, batidos de chocolate, mousses e bolos. O uso mais comum de alfarroba é na comida. Ela tem um sabor semelhante ao do chocolate e é uma ótima alternativa porque tem:

Como a alfarroba é naturalmente doce, ela pode ajudar a satisfazer a vontade de açúcar branco. Se você achar que não é doce o suficiente para o seu gosto, tente adicionar estévia.

Adoçante natural: conheça seis opções

Ao cozinhar, você pode substituir o chocolate por alfarroba em uma proporção de 1 para 1. Você também pode substituir as lascas de chocolate por lascas de alfarroba.

Se você é intolerante à lactose, vegetariano estrito, ou vegano, a alfarroba também é uma ótima alternativa livre de laticínios.

Como substituir o leite com nove dicas

Goma de alfarroba

A alfarroba está presente em muitos produtos e medicamentos para o cuidado da pele. Geralmente é rotulado como C. siliqua, que é o nome científico para goma de alfarroba. A goma compõe 35% da semente de alfarroba.

A goma de alfarroba é usada principalmente em cosméticos e como espessante de alimentos.

A alfarroba é saudável?

Devido ao seu gosto semelhante, as pessoas costumam comparar alfarroba com chocolate. No entanto, ela é mais saudável que o chocolate.

Alfarroba

  • Tem o dobro da quantidade de cálcio em comparação com o cacau
  • É livre de um composto desencadeador de enxaqueca
  • É livre de cafeína e gordura

Cacau

  • Contém ácido oxálico, que interfere na absorção de cálcio
  • Pode causar enxaquecas em algumas pessoas
  • É rico em sódio e gordura

A alfarroba também é uma excelente fonte de vitaminas B2, B3, B6; e uma fonte de minerais cobre, cálcio, manganês, potássio, magnésio, selênio e zinco.

Fatos nutricionais da alfarroba em pó

Duas colheres de sopa de alfarroba sem açúcar contêm cerca de 70 calorias, com:

  • 3,5 gramas (g) de gordura
  • 7 g de açúcar
  • 50 g de sódio
  • 8 g de carboidratos
  • 2 g de fibra
  • 2 g de proteína
  • 8% da ingestão diária recomendada de cálcio

Outros usos

Os paisagistas podem usar alfarrobeiras para cuidar da terra. As árvores são resistentes à seca, solo rochoso e árido e ao sal. As folhas verdes brilhantes são bastante resistentes a chamas, o que faz das alfarrobeiras uma grande barreira contra incêndio. As vagens de alfarroba também são alimento para as vacas.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais