Usar absorvente de pano pode ser uma boa alternativa para quem sente desconforto com o uso de outros produtos disponíveis no mercado. O absorvente descartável, tanto o interno como o externo, pode prejudicar a saúde da flora vaginal. Além dos danos que causam ao meio ambiente, o processo de reciclagem desses absorventes ainda é inviável no Brasil. O destino final de seus resíduos acaba sendo o lixão ou o aterro sanitário, agravando o problema do lixo.
Nesse cenário, o coletor menstrual e a calcinha absorvente têm conquistado cada vez mais espaço. Assim, o absorvente de pano vem ganhando destaque como uma opção saudável e eco-friendly – mas, antes de incluí-lo na sua rotina, é importante conhecer os prós e os contras que seu uso oferece.
O absorvente de pano – ou toalha higiênica – era a escolha de proteção mais comum no Brasil até a chegada do absorvente descartável no país, em 1930. Na Revolução Industrial, no final do século 18, até a década de 1960, pequenos pedaços de tecido dobrados eram utilizados para absorver o fluxo menstrual e, depois, lavados e reutilizados. Em 1950, o absorvente descartável se popularizou, pelo conforto e praticidade que proporciona.
A resposta para essa pergunta é: depende! O absorvente reutilizável tem muitas vantagens. Mas quem opta por ele deve estar ciente de que essa não é uma alternativa tão prática quanto outros tipos de absorventes. Isso porque requer disposição e tempo para lavá-lo.
Outro aspecto que pode desanimar algumas pessoas é a necessidade de adquirir mais de um modelo de absorvente de pano.
O absorvente de pano exige um tempo de secagem. Esse tempo pode variar de acordo com fatores como clima e o lugar onde é deixado para secar. Por isso, o ideal é que você tenha pelo menos três peças diferentes, trocando quando necessário. Fluxos mais intensos podem exigir o uso de dois ou mais absorventes no dia – e ainda existem opções diurnas e noturnas.
Os benefícios do absorvente de pano são inúmeros, tanto para a saúde da região íntima como para o meio ambiente. Pesar os prós e contras do uso desse produto é uma decisão pessoal, que depende de vários fatores:
Confira cinco vantagens do absorvente de pano.
Os absorventes de pano reutilizáveis são amigáveis à saúde da vagina. Isso porque o tecido absorve a umidade do sangue e do suor em vez de repeli-la. Ao mesmo tempo, eles permitem que a região respire, sem perturbar o equilíbrio do microbioma vaginal.
A pele da vagina é muito delicada e merece um tratamento à altura. Absorventes descartáveis podem irritar a pele, porque contém uma série de substâncias químicas e sintéticas nocivas. Enquanto isso, absorventes de pano geralmente são feitos com algodão orgânico e tecidos hipoalergênicos.
Estudos realizados por organizações de saúde feminina identificaram produtos químicos preocupantes na camada interna de absorventes descartáveis, como dioxinas, carcinógenos e toxinas reprodutivas.
Absorventes descartáveis e internos agravam as condições – já preocupantes – dos aterros sanitários. Considerando que uma mulher pode usar 12 mil absorventes menstruais descartáveis durante a vida, dá para ter uma ideia da quantidade de resíduos que se gera.
Absorventes de pano podem ser fabricados com materiais biodegradáveis e recicláveis. Além disso, seu processo de produção é mais sustentável do que o dos absorventes descartáveis.
Embora você tenha de adquirir mais de um absorvente de pano para tornar seu uso viável, a economia em longo prazo pode fazer a troca compensar! O valor dos absorventes de pano varia de acordo com tecido, modelo, marca, design, estampa e outros fatores. E você também pode aprender como fazer absorvente de pano e economizar ainda mais.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais