Vídeo sobre variedades agrícolas tolerantes à seca busca chamar atenção para a mudança no clima global

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por Agência FAPESP* – O Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) lança hoje (16/03) o vídeo de animação Do gene ao Campo, por ocasião do Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data foi criada em 2011 para alertar a população brasileira sobre a crise relacionada ao clima.

Adaptação à mudança climática pode chegar a US$ 500 bi até 2050

O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A animação apresenta a abordagem de pesquisa baseada no estudo de genomas de plantas e microrganismos da biodiversidade brasileira que podem inspirar a produção de novas variedade agrícolas mais tolerantes às mudanças climáticas, sobretudo a seca. A iniciativa se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que destaca as ações contra as mudanças climáticas globais e faz parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Vivemos atualmente um desafio duplo, que é produzir alimentos para sustentar a crescente população humana num planeta submetido às adversidades impostas pelas mudanças climáticas globais”, explica Paulo Arruda https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/56/paulo-arruda, professor da Unicamp e coordenador do GCCRC.

Trata-se do terceiro vídeo no formato de animação produzido pelo GCCRC. O primeiro foi lançado em 2021, no Dia do Microbioma (27/06) e destacou o potencial de comunidades de fungos e bactérias que habitam as plantas na resistência à seca. O segundo, lançado no mesmo ano para celebrar o Dia da Terra (22/04), apresentou as velózias, plantas que ocorrem na região central do Brasil, nos Campos Rupestres, que são naturalmente resistentes a secas prolongadas e solos pobres em nutrientes.

O novo vídeo de quatro minutos também pode ser encontrado com legendas em inglês.

“A ideia que queremos trazer neste conjunto de animações é de que, na agricultura, é possível produzir mais com menos água, fertilizantes e pesticidas”, conta Arruda.

Injustiça climática

De acordo com o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, muitos dos impactos do aquecimento global são irreversíveis.

O IPCC alerta para um aumento da frequência das secas, que deve impactar a produção agrícola, a pesca tradicional, a segurança alimentar e a saúde humana.

O relatório afirma que os eventos extremos já expuseram milhões de pessoas à insegurança alimentar e hídrica, sobretudo os mais vulneráveis. Embora seja um fenômeno global, a crise climática afeta as regiões de forma desproporcional e fatores como pobreza, desigualdade social, gênero e etnia acentuam os efeitos.

Agências da ONU firmam parceria para reduzir impactos da mudança climática

Os maiores impactos observados são na África, na América Latina, na Ásia, nos pequenos países insulares e no Ártico. Além disso, a mudança do clima retardou os ganhos de produtividade da agricultura mundial nos últimos 50 anos. A desnutrição aumentou, afetando principalmente idosos, crianças, mulheres grávidas e indígenas.

O vídeo Do gene ao Campo pode ser assistido em: https://youtu.be/th38bN2Khp8.

Com informações da Assessoria de Comunicação do GCCRC.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais