Upcycle: o que é, para que serve e exemplos

Upcycle é uma palavra usada para se referir aos objetos que foram criados a partir da técnica do upcycling. Ela consiste no reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens, muitas vezes com funções diferentes. Isso sem alterar as principais características do objeto original.

Foto de Johnny Briggs na Unsplash

Como funciona o upcycling?

Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original. Afinal, muitas vezes ganha um toque de design que valoriza a peça. Entenda melhor o significado do termo ‘upcycling‘, muito em alta no universo da sustentabilidade:

Upcycling: o que é e como aderir à ideia

O upcycle de objetos reduz a quantidade dos resíduos produzidos que passariam anos em lixões ou aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de recursos naturais como matérias primas para a fabricação de novos produtos. Sendo um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos. Assim, por meio da expansão do ciclo de vida do produto, ele contribui para uma sociedade mais sustentável e preocupada com o aumento das mudanças climáticas e efeito estufa.

O que diferencia o upcycling da reciclagem?

A diferença entre upcycling e reciclagem é que a reciclagem depende da quebra e degradação do material para criar um novo. Já o upcycling é uma reciclagem, afinal, reutiliza esse material, que é feito a partir do estado “natural” do produto fonte.

Qual a diferença entre upcycling e downcycling?

Downcycling é um conceito diferente que significa a reutilização de um produto para fazer outro com menos valor que o original. Para aprender mais sobre o assunto, leia a nossa matéria:

O que é downcycling e como evitá-lo?

Como surgiu o upcycling

O termo foi criado pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em 1994. Porém, ele se popularizou apenas em 2002, com o lançamento do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things. E também pelo arquiteto William McDonough e pelo químico Michael Braungart.

Exemplos de upcycle

1. Schränk, o tambor de óleo que virou armário

A empresa alemã Lockengeloet fez uso dos esquecidos barris de óleo e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo item decorativo.

2. Miss Dondola

Feito por Angela Missoni, o Miss Dondola é um colorido balanço feito a partir das aduelas de barris de madeira conectados por cordas. O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano para dar um upcycle à madeira. Assim como a organização busca dar uma vida nova àqueles que precisam.

3. Chevrolet Banco de Jardim 1.0

Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado. A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha de seu pai, Kathi e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos para fazer um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa. Como Kathi diz: “Reutilize primeiro, recicle depois”.

4. Luminárias da Vilma

Este item decorativo é uma produção nacional. Bem, mais ou menos. Vilma Farrell foi jornalista durante muitos anos no Brasil e agora é uma dona de casa e artesã vivendo em Nova York. 

Vilma é dona da empresa Lâmpada, que vende luminárias feitas com filtros de café reciclados. Ela ganhou notoriedade entre os amantes de luminárias e os amantes de café. Gostou do upcycle?

5. Móveis de cinto de segurança

O designer Jason Phillips criou uma série de móveis que utilizam como material cintos de segurança. O resultado é agradável, aconchegante e confortável. Trata-se de um produto amigável ao meio ambiente sem perder a elegância.

6. Prateleira de livros encanada

Se você gosta de ler ou simplesmente tem muitos livros em casa, conhece a sensação de ver sua prateleira ficando pequena. Ou será que são os livros que estão ficando maiores? De qualquer forma, as prateleiras são legais e práticas quando você as compra prontas na loja de materiais de construção. Apesar de serem meio sem graça. 

Bem, as prateleiras eram práticas e sem graça até aqui. Feita de canos resgatados de obras a serem demolidas e de madeira reciclada, a Stella Bleu Design fez um upcycle muito bonito, não?

7. Tapete de couro

Não precisa se preocupar, este tapete é feito a partir das etiquetas de couro de calças de denim (ou jeans). Por serem pequenas, são costuradas juntas várias etiquetas de couro, que irão garantir estabilidade e durabilidade para o produto. Um belo exemplo de upcycle, já que muitas vezes o couro encontrado nas calças jeans é descartado junto com o material principal.

8. Mario dá um upcycle na sua casa

Está na hora de Mario mudar de profissão. Criado pela TRoweDesigns, a luminária reutiliza um cano de metal e um isolador de vidro reciclado. 

Simples assim. E para ligar a luz? Basta reencenar um dos momentos mais icônicos do mundo dos videogames.

9. 79 °C

Foi proposto à designer grega Nekki Trakidou um projeto: transformar um objeto abandonado e não utilizado em um móvel de estilo único. O nome 79 °C vem da temperatura da água no aquecedor, que é o objeto utilizado pela designer neste upcycle.

10. Banquinho de rolhas

Feito no formato de uma rolha, por rolhas em prol das rolhas, esse é Genuine Cork Stool. Feito a partir de centenas de rolhas de vinho, ele pode ser usado tanto no interior da casa quanto do lado de fora. Afinal, o upcycling das rolhas gerou um ornamento leve, fácil de limpar e à prova de umidade.

11. T-Shirt Chair

Feita pela Green Furniture Sweden, a T-Shirt Chair é uma forma de metal preenchida por camisetas ou outro tecido que você tenha. Esse seu caráter permite a remoção fácil do tecido para lavagem e adição de outros tecidos que, segundo os criadores. Por isso, pode ser uma documentação dos acontecimentos da sua vida em um móvel. Além de utilizar um processo contínuo de upcycle, a empresa irá plantar uma árvore para cada metro de bancos ou cadeiras vendidas.

12. Vespa Scooter multi-móvel

David Giametta resgatou uma moto Vespa do ferro-velho. A scooter não tinha mais conserto, mas isso não significou muito, cujos talentos se encontram mais no design do que na mecânica. De uma scooter velha e quebrada, através do processo de upcycling, renasceram dois lindo móveis: uma escrivaninha/apoio para notebook e uma espreguiçadeira.

13. Móvel de mineiro

Esta mesa de centro vai te levar de volta para o começo do século XX… Principalmente porque ela pertence ao começo do século XX! Essa foi a ideia da Ducotê Design. Eles resgataram carros utilizados em minas na França para transportar carvão e transformaram nesta linda mesa de centro.

14. O Melhor do metrô em sua casa

A 718 Made in Brooklyn é uma marca criada pelo ex-profissional de BMX, Jeff Mayers, para representar o melhor do lado urbano de Nova York. Dentre os produtos vendidos, ele escolheu reciclar partes antigas da sinalização do sistema de transporte e criar sua própria coleção de móveis.

15. O upcycle do upcycle

O designer holandês Piet Hein Eek foi um dos primeiros designers a trabalhar com waste material e ficou conhecido por criar uma coleção de móveis usando objetos descartados na década de 1990. Atualmente, Piet e sua equipe perceberam que suas criações ainda deixavam lixo para trás. 

O Waste Waste 40×40 é feito dos restos dos itens descartados cortados em 40 mm x 40 mm e reunidos para formar o móvel. Assista ao vídeo que mostra Eek falando sobre sua fascinação por materiais descartados e seu lugar de trabalho:

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais