Upcycle: o que é, para que serve e exemplos

Upcycle é uma palavra usada para se referir aos objetos que foram criados a partir da técnica do upcycling, que consiste no reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens, muitas vezes com funções diferentes, sem alterar as principais características do objeto original.

Foto de Johnny Briggs na Unsplash

Como funciona o upcycling?

Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original. Afinal, muitas vezes ganha um toque de design que valoriza a peça. Entenda melhor o significado do termo ‘upcycling‘, muito em alta no universo da sustentabilidade:

Upcycling: o que é e como aderir à ideia

O upcycle de objetos reduz a quantidade dos resíduos produzidos que passariam anos em lixões ou aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de recursos naturais como matérias primas para a fabricação de novos produtos. Sendo um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos. Assim, por meio da expansão do ciclo de vida do produto, ele contribui para uma sociedade mais sustentável e preocupada com o aumento das mudanças climáticas e efeito estufa.

O que diferencia o upcycling da reciclagem?

A diferença entre upcycling e reciclagem é que a reciclagem depende da quebra e degradação do material para criar um novo. Já o upcycling é considerado um tipo de reciclagem, afinal, reutiliza esse material, que é feito a partir do estado “natural” do produto fonte.

Qual a diferença entre upcycling e downcycling?

Downcycling é um conceito diferente que significa a reutilização de um produto para fazer outro com menos valor que o original. Para aprender mais sobre o assunto, leia a nossa matéria:

O que é downcycling e como evitá-lo?

Como surgiu o upcycling

O termo “upcycling“ foi criado pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em 1994. Porém, ele se popularizou apenas em 2002, com o lançamento do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things. E também pelo arquiteto William McDonough e pelo químico Michael Braungart.

Exemplos de upcycle

1. Schränk, o tambor de óleo que virou armário

A empresa alemã Lockengeloet fez uso dos esquecidos barris de óleo e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo item decorativo.

2. Miss Dondola

Feito por Angela Missoni, o Miss Dondola é um balanço confeccionado a partir de aduelas de barris de madeira conectados por cordas. O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano, cujo objetivo é incentivar a reutilização da madeira através do upcycle

3. Chevrolet Banco de Jardim 1.0

Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado. A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha de seu pai, Kathi e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos na confecção de um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa. 

Segundo Kathy, “Reutilize primeiro, recicle depois”.

4. Luminárias da Vilma

As Luminárias da Vilma são itens decorativos resultantes de uma produção nacional — ou quase isso. Vilma Farrell foi jornalista que, durante anos, viveu no Brasil e agora é uma dona de casa e artesã habitante de Nova York. 

Vilma é dona da empresa Lâmpada, que vende luminárias feitas com filtros de café reciclados, ganhando notoriedade entre os amantes de luminárias e os amantes de café.

5. Móveis de cinto de segurança

O designer Jason Phillips criou uma série de móveis que utilizam como material primário os cintos de segurança. Os resultados do trabalho de Phillips são móveis relativamente sustentáveis, além de confortáveis. Ou seja, esse tipo de upcycle é responsável pela criação de um produto sem maiores riscos ambientais e que mantém a sua elegância.

6. Prateleira de livros encanada

Amantes de livros constantemente se veem enfrentando o mesmo problema: a sensação de ver a prateleira ficando pequena. Ou será que são os livros que estão ficando maiores? De qualquer forma, as prateleiras são legais e práticas quando você as compra prontas na loja de materiais de construção. Apesar de serem meio sem graça. 

Bem, as prateleiras eram práticas e sem graça até aqui. Feita de canos resgatados de obras a serem demolidas e de madeira reciclada, a Stella Bleu Design fez um upcycle muito bonito, não?

7. Tapete de couro

Não precisa se preocupar, este tapete é feito a partir das etiquetas de couro de calças de denim (ou jeans). Por serem pequenas, são costuradas juntas várias etiquetas de couro, que irão garantir estabilidade e durabilidade para o produto. Um belo exemplo de upcycle, já que muitas vezes o couro encontrado nas calças jeans é descartado junto com o material principal.

8. Mario dá um upcycle na sua casa

Está na hora de Mario mudar de profissão. Criado pela TRoweDesigns, a luminária reutiliza um cano de metal e um isolador de vidro reciclado. 

Simples assim. E para ligar a luz? Basta reencenar um dos momentos mais icônicos do mundo dos videogames.

9. 79 °C

Foi proposto à designer grega Nekki Trakidou um projeto: transformar um objeto abandonado e não utilizado em um móvel de estilo único. O nome 79 °C vem da temperatura da água no aquecedor, que é o objeto utilizado pela designer neste upcycle.

10. Banquinho de rolhas

Feito no formato de uma rolha, por rolhas em prol das rolhas, esse é Genuine Cork Stool. Feito a partir de centenas de rolhas de vinho, ele pode ser usado tanto no interior da casa quanto do lado de fora. Afinal, o upcycling das rolhas gerou um ornamento leve, fácil de limpar e à prova de umidade.

11. T-Shirt Chair

Feita pela Green Furniture Sweden, a T-Shirt Chair é uma forma de metal preenchida por camisetas ou outro tecido que você tenha. Esse seu caráter permite a remoção fácil do tecido para lavagem e adição de outros tecidos que, segundo os criadores. Por isso, pode ser uma documentação dos acontecimentos da sua vida em um móvel. Além de utilizar um processo contínuo de upcycle, a empresa irá plantar uma árvore para cada metro de bancos ou cadeiras vendidas.

12. Vespa Scooter multi-móvel

David Giametta resgatou uma moto Vespa do ferro-velho. A scooter não tinha mais conserto, mas isso não significou muito, cujos talentos se encontram mais no design do que na mecânica. De uma scooter velha e quebrada, através do processo de upcycling, renasceram dois lindo móveis: uma escrivaninha/apoio para notebook e uma espreguiçadeira.

13. Móvel de mineiro

Esta mesa de centro vai te levar de volta para o começo do século XX… Principalmente porque ela pertence ao começo do século XX! Essa foi a ideia da Ducotê Design. Eles resgataram carros utilizados em minas na França para transportar carvão e transformaram nesta linda mesa de centro.

14. O Melhor do metrô em sua casa

A 718 Made in Brooklyn é uma marca criada pelo ex-profissional de BMX, Jeff Mayers, para representar o melhor do lado urbano de Nova York. Dentre os produtos vendidos, ele escolheu reciclar partes antigas da sinalização do sistema de transporte e criar sua própria coleção de móveis.

15. O upcycle do upcycle

O designer holandês Piet Hein Eek foi um dos primeiros designers a trabalhar com waste material e ficou conhecido por criar uma coleção de móveis usando objetos descartados na década de 1990. Atualmente, Piet e sua equipe perceberam que suas criações ainda deixavam lixo para trás. 

O Waste Waste 40×40 é feito dos restos dos itens descartados cortados em 40 mm x 40 mm e reunidos para formar o móvel. Assista ao vídeo que mostra Eek falando sobre sua fascinação por materiais descartados e seu lugar de trabalho:

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais