Tucunaré: principais características da espécie

O tucunaré (Cichla spp.) é um peixe de água doce originário das bacias hidrográficas do Norte e do Centro-Oeste brasileira, mas que pode ser encontrado em todas as regiões do país. O seu nome vem do tupi “tucun” que significa árvores e “aré” que pode ser traduzido como “amigo”. Ou seja, seu nome pode ser entendido como “amigo da árvore”.

Pacu-de-seringa: características e ameaças

Quais as características do tucunaré?

No Brasil existem 14 espécies de tucunaré e todas elas possuem escamas, corpo alongado e um pouco comprimido. Os tipos mais comuns do peixe são: Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis e C. intermedia. Todas elas podem ser encontradas em açudes, represas, rios e tanques de piscicultura.

O tucunaré adulto mede entre 30 centímetros a um metro de comprimento total. Ele pode ser amarelo, verde, vermelho ou azulado com tons de preto. Além disso, algumas espécies possuem manchas pretas e verticais, ou pintas brancas distribuídas entre o corpo e as nadadeiras. Todos os tucunarés possuem uma pequena mancha redonda (ocelo) na região do pedúnculo caudal.

Como o tucunaré se alimenta?

O tucunaré é um peixe carnívoro, isso significa que ele se alimenta de outros peixes e camarões encontrados no fundo dos rios. Entretanto, ao contrário de outras espécies de água doce, esse peixe é considerado agressivo, forte, rápido e predadores incansáveis. Isso porque ele não desiste de pegar a presa mesmo que não tenha conseguido de primeira, e continua a caçando até alcançar o objetivo. 

Como o tucunaré se reproduz?

Essa espécie é chamada de sedentária, o que significa que ela não faz migração ou participa da piracema para poder se reproduzir. Na verdade o tucunaré se reproduz em ambientes lênticos, onde a água fica parada na boca e na beira dos rios. 

Por não precisar migrar durante a reprodução, os tucunarés desovam pelo menos três vezes no ano. Além disso, eles também acompanham todo o crescimento dos alevinos, guardando e protegendo o ninho durante o seu desenvolvimento. O comportamento de proteger os filhotes de predadores, comum da espécie, é raro entre outros peixes de água doce. 

A desova do tucunaré é menor do que espécies que realizam a piracema. No entanto, como eles protegem os ovos desde o momento da fecundação, a quantidade de alevinos que nascem é superior a de um peixe que não faz o mesmo. 

A disputa entre pescadores e leões-marinhos por peixes

Impactos negativos das espécies invasoras

As espécies invasoras são todos os animais que são transportados e passam a viver em uma região que não é seu habitat natural. Por não serem naturais desses locais, essas espécies competem com as espécies silvestres nativas. Elas podem transmitir doenças, predar os animais pequenos e causar prejuízos às culturas.

O tucunaré é considerado uma espécie invasora em regiões no Sul, Sudeste e Nordeste, para onde foram amplamente transportados. Os principais impactos da introdução inadequada dessa espécie é o desequilíbrio do ecossistema, bem como a predação de animais nativos.

Esses peixes chegaram ao Sudeste, Sul e Nordeste por meio da pesca esportiva. Ou seja, pescadores levavam o animal para essas regiões para que o animal pudesse ser caçado pelos seres humanos. Por isso, o estado de São Paulo aprovou a Lei 614/2018, que proíbe a pesca, captura, embarque, transporte e comercialização do tucunaré.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais