Seu jeans feito com menos água

Sabe quantos litros de água usamos, em média, para lavar uma calça jeans? Cerca de 21! E no processo de produção da peça, uma empresa gasta aproximadamente 42 litros de água para tingir, lavar e finalizar o material.

Consciente da popularidade das calças jeans e da necessidade de reduzir o volume de água desperdiçada nesses processos, a Levi’s® desenvolveu um tipo de jeans diferente, o Water<Less™, ou seja, o jeans com menos água.

De acordo com a fabricante, o produto em questão reduz o consumo de água gasta na fabricação em  28% por unidade, chegando até a 96% em determinados modelos. Para evitar ao máximo o uso de água na produção, as calças foram desenvolvidas com a adição de resinas, areia, óleos de bebê, entre outros materiais.

Segundo o designer da marca, Carl Chiara, o processo de lavagem normal para a fabricação de um jeans poderia gastar até 151,4 litros de água. Com a nova tecnologia feita em uma máquina de ozônio, basta um copo d’água. Conheça os dez processos de desenvolvimento de acordo com o designer, no vídeo abaixo:

A empresa afirma ter noção de que não é a redução de água na fabricação de calças jeans que vai acabar com o problema do desperdício de água no mundo. No entanto, entende que se trata de uma boa contribuição. De acordo com a Levi’s®, a quantidade de água investida para se produzir um jeans no modelo tradicional e lavá-lo daria para uma pessoa moradora de um país em desenvolvimento lavar, comer, limpar e beber por quatro dias.

O Water<Less™ está chegando ao mercado brasileiro neste início de ano. Confira a lista de lojas da Levi’s® aqui.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais