Foto de Robina Weermeijer na Unsplash
Você já se perguntou por que o coração está à esquerda do corpo?
O organismo humano é simétrico externamente, à esquerda e à direita. No entanto, diversos órgãos internos são distribuídos de forma assimétrica em tamanho, posicionamento e formato — isso inclui órgãos como os pulmões, o fígado, o estômago, o cérebro e, finalmente, o coração.
Essas assimetrias podem variar de benignas a não tão benignas, causando uma série de condições que afetam múltiplos órgãos.
O coração é um órgão vital que é ligeiramente inclinado para a esquerda na cavidade torácica na maioria das vezes — e isso não é uma coincidência, e sim uma característica cuidadosamente projetada pela natureza.
Entenda porque o coração está à esquerda:
A assimetria esquerda-direita ocorre durante o desenvolvimento embrionário inicial e é impulsionada por uma estrutura composta por um pequeno aglomerado de células. Entre esses aglomerados existe uma organela que contém fluidos e pequenas estruturas semelhantes a pelos, chamados cílios.
Os cílios ficam nas superfícies das células e batem rapidamente para criar um fluxo direcional de fluido extracelular para a esquerda.
Inicialmente, pesquisas mostraram que esse fluxo inicial é essencial para a distinção entre direita e esquerda. Porém, não se sabia como ele é traduzido na assimetria esquerda-direita.
Em 2023, entretanto, um estudo liderado por pesquisadores da Escola Médica de Harvard respondeu a essa pergunta.
As descobertas revelam que os cílios — como criadores do fluxo — também atuam como sensores para as forças biomecânicas que moldam o plano corporal esquerdo-direito do embrião em desenvolvimento.
Portanto, a presença dos cílios e a criação desse fluxo são o motivo do coração ficar à esquerda do corpo humano.
Não é apenas a genética que dita porque o coração está à esquerda do organismo. A sua localização também é influenciada pela funcionalidade do coração em geral.
Isso ocorre porque a câmara inferior esquerda do coração (ventrículo esquerdo) é responsável por bombear sangue oxigenado por todo o corpo. Dessa forma, precisa ser mais forte e maior do que o ventrículo direito, que bombeia sangue apenas para os pulmões.
Foi estabelecido que o fluxo de fluidos e os cílios são responsáveis pelo posicionamento do coração. No entanto, somente se o fluido fluir na orientação correta haverá assimetria correta no organismo.
O gene inversina, por sua vez, é um dos principais genes responsáveis pelo fluxo correto do fluido extracelular.
Diversos estudos têm revelado a importância desse gene na prevenção, entre outras alterações, de anomalias cardíacas. E, em casos raros, na prevenção de situs inversus totalis.
Situs inversus totalis é a inversão de todos os órgãos do corpo — sendo uma das únicas condições que fazem com que o coração fique à direita.
Além da ciência, existem diversos simbolismos e mitologias que tentam explicar porque o coração está à esquerda.
Historicamente, o coração tem sido um símbolo de emoções e sentimentos, e sua posição à esquerda influenciou inúmeras histórias.
Em muitas tradições, acredita-se que o lado esquerdo do corpo esteja associado aos reinos emocional e espiritual, o que impulsionou a simbolização do coração como o centro dos sentimentos humanos.
Em geral, entender por que temos o coração do lado esquerdo é uma jornada pela anatomia, evolução e cultura humana. E, também, nos mostra que a localização do coração não é apenas uma curiosidade anatômica, mas um elemento essencial para o funcionamento do corpo humano.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais