Você sabe por que a Terra gira?

Por que a Terra gira? Assim como os outros planetas do sistema solar, nosso planeta gira ao redor de si mesmo, em movimento de rotação, e ao redor da estrela que fica ao centro do sistema, em movimento de translação. Mas por que isso acontece? 

Por que a Terra gira?

O motivo pelo qual a Terra gira está diretamente ligado à formação do sistema solar. Há bilhões de anos uma grande nuvem de gases e poeira — gerada pela explosão de uma estrela recém-nascida — começou a colapsar devido à gravidade da região onde hoje fica o Sol. Graças a essa movimentação, as partículas começaram a girar, se unindo e formando o que se conhece hoje como planetas.

Sabe quando um patinador de gelo puxa os braços próximo do corpo com o objetivo de girar mais rápido? Foi basicamente isso que aconteceu com o planeta Terra. As rochas e a poeira intergalática foram se fundindo e ficando densas, formando novos corpos celestes, que consequentemente passaram a girar ao redor de si mesmos.

No caso do movimento de translação, girar ao redor do Sol, isso acontece porque os planetas se formaram a partir de nuvens de gases liberadas pela formação da estrela. Sendo assim, surgiram por meio de partículas que giravam ao redor da grande bola de fogo, e assim permaneceram devido à força gravitacional existente no sistema.  

Para onde a Terra gira?

Na verdade, o Sol também gira ao redor de si mesmo, como os planetas que habitam o seu sistema. No entanto, ele permanece no mesmo lugar, enquanto os outros corpos celestes giram ao seu redor. 

Para entender a direção pela qual a maioria dos planetas giram você vai precisar fechar a sua mão em uma sinal de “joia”. O dedo apontado para cima representa a linha invisível que é o eixo de rotação, e os dedos fechados para parte de dentro da mão apontam a direção na qual a Terra, o Sol, e a maioria dos corpos celestes giram — no sentido anti-horário. 

Esse movimento de rotação em torno de si mesmo demora aproximadamente 24 horas para a Terra — enquanto em outros planetas como Saturno e Júpiter levam apenas 10 horas. A direção na qual o nosso planeta gira explica o porquê o Sol nasce no leste e se põe no oeste e as estrelas parecem se mover no céu, afinal ele gira de leste para oeste. 

Apesar da maioria dos planetas e asteroides do sistema solar girarem na mesma direção, em sentido anti-horário, existem duas exceções: Urano e Vênus. Urano tem um eixo rotacional mais inclinado que os outros planetas, não se sabe bem o porquê isso aconteceu. Alguns cientistas acreditam que talvez ele tenha colidido com outro grande corpo.

No caso de Vénus, a movimentação ao redor do próprio eixo é diferente, ela acontece em sentido horário. Também não se tem conhecimento do porquê isso acontece, mas especialistas suspeitam que a rotação do planeta tenha sido revertida por forças de contração que envolvem o Sol e a espessa atmosfera de Vénus. 

Animações sensíveis com o planeta

Por que a Terra continua girando?

Agora que você sabe porque a Terra gira, deve estar se perguntando por que depois de tanto tempo ela continua fazendo isso? A resposta pode ser explicada pela Lei de Inércia de Isaac Newton. 

Também conhecida como primeira lei de Newton, ela determina que se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Ou seja, como não existe nada que possa parar o movimento de rotação e translação terrestre, o planeta continua girando por tempo indeterminado.

Por esse mesmo motivo o ser humano não sente a movimentação terrestre. Afinal, a Terra está girando em velocidade constante, que não pode ser sentida por quem habita o planeta. 

Quais evidências indicam que a Terra gira em torno do Sol?

A principal evidência de que a Terra gira em torno do Sol são as estações do ano. Graças a translação, o planeta é capaz de experienciar o inverno, outono, verão e primavera durante os doze meses do ano. Como o corpo celeste é vasto, e redondo, as estações não são sentidas da mesma forma em todas as regiões.

Além disso, a translação e a rotação da Terra são essenciais para a formação do dia e das noites, dos anos, das mudanças de temperatura e dos movimentos oceânicos. Sem isso, muitos cientistas acreditam que o planeta não teria desenvolvido vida como se tem atualmente. 

A Terra está girando mais rápido?

A Terra está girando mais rápido, segundo observações feitas por cientistas. Existem duas teorias levantadas pela ciência que podem explicar o porquê a Terra está girando mais rápido nos últimos sete anos. A primeira determina que os pólos têm se movido cada vez mais, deixando o eixo do planeta mais envergado. A segunda afirma que as mudanças climáticas, que causam o derretimento das calotas polares, tem acelerado sua velocidade.

Mas por que isso acontece? E como esses fatores podem afetar o planeta e os seres humanos? Para entender melhor, confira a matéria:

A Terra está girando mais rápido?
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais