Planta carnívora: características, tipos e cultivo

Plantas carnívoras, também chamadas de plantas insetívoras, se alimentam de insetos. Estima-se que existam cerca de 600 espécies conhecidas de plantas carnívoras, que constituem um grupo muito diverso. Essas plantas podem ser encontradas tanto no ambiente terrestre como no marinho.

O que a planta carnívora come?

Embora realizem fotossíntese, assim como seus irmãos e irmãs verdes, as várias espécies de plantas carnívoras complementam sua dieta com carne para obter todos os nutrientes necessários para sua sobrevivência. A maioria delas comem insetos, mas alguns tipos comem pequenos animais, como ratos, pássaros e peixes. Felizmente, as plantas carnívoras apresentam tamanho reduzido – e nenhuma delas se alimenta de seres humanos!

Armadilhas: como uma planta carnívora prende os alimentos

O primeiro passo é atrair insetos. As plantas carnívoras utilizam principalmente cores, néctares e aromas, mas algumas até brilham no escuro para chamar a atenção de suas presas. Assim que a refeição potencial fica intrigada, elas disparam sua armadilha. As plantas carnívoras fazem isso usando um dos cinco métodos a seguir:

Armadilhas tipo “jaula” ou mordedoras

A planta abre e fecha suas folhas, em uma fração de segundo, prendendo as presas desavisadas.

Armadilhas de sucção, jarros ou urnas

Entradas que se abrem quando seus gatilhos são estimulados. Assim que a entrada é aberta, tudo ao redor da planta carnívora é sugado para dentro, incluindo a refeição que estimulou os gatilhos.

Armadilhas de folhas colantes

As glândulas colantes se espalham pelas folhas ou por toda a planta, excretando uma substância pegajosa para capturar pequenos insetos.

Armadilhas do tipo ascídios

Os ascídios são folhas “modificadas”, inchadas e ocas, assemelhando-se a urnas. Ao passarem pela entrada da planta, espécies de invertebrados ou até mesmo pequenos vertebrados caem, são capturados e ficam presos. O líquido presente dentro da planta é responsável por digerir a presa.

Onde cresce uma planta carnívora

Alguns tipos de plantas carnívoras são fáceis de encontrar em certas partes do mundo, mas outros podem ser extremamente raros. Embora venham em todas as formas e tamanhos diferentes, eles compartilham algumas características comuns, como a preferência por lugares quentes e úmidos. Por isso, regiões tropicais e subtropicais, especialmente florestas na América do Sul e na Ásia, são locais adequados para o crescimento das plantas carnívoras.

Dionaea muscipula por JoJan sob CC BY-SA 3.0

No entanto, muitas espécies ainda vivem em áreas mais temperadas. Um exemplo é a armadilha de Vênus (Dionaea muscipula), provavelmente é uma das plantas carnívoras mais conhecida no mundo. Essa espécie é nativa da Carolina do Norte e da Carolina do Sul.

Ao contrário da maioria das plantas, as plantas carnívoras normalmente se dão bem em solos pobres em nutrientes, e é por isso que complementam sua dieta com carne. Isso torna as áreas próximas aos pântanos um local perfeito para elas, já que a competição de outras plantas é baixa em razão da qualidade inferior do solo. Uma exceção notável são as droseras, que crescem em campos áridos e brilhantes e prendem insetos com resíduos pegajosos.

Ecologia de uma planta carnívora

Aquáticas ou terrestres, as plantas carnívoras têm uma ecologia basicamente semelhante. Espécies de dois ou três gêneros (por exemplo, Sarracenia, Drosera e Pinguicula) crescem sempre quase lado a lado. É provável que a maioria seja encontrada em lugares úmidos, pântanos e margens lamacentas ou arenosas, onde a água da chuva é abundante em épocas sazonais e onde os materiais nitrogenados costumam ser escassos ou indisponíveis, em virtude de ácidos e outras condições desfavoráveis ​​do solo. A Drosophyllum lusitanicum, por outro lado, cresce em colinas secas de Portugal e Marrocos.

No geral, as plantas carnívoras são relativamente pequenas, mas a variação de tamanho é enorme, mesmo dentro do mesmo gênero. A maioria são plantas perenes herbáceas com menos de 30 cm de altura, geralmente apenas 10 a 15 centímetros. Algumas espécies de Nepenthes, no entanto, tornam-se grandes videiras arbustivas. As espécies de Drosera variam de alguns centímetros a um metro ou mais de altura (D. gigantea); os menores geralmente estão escondidos entre musgos em pântanos.

Principais famílias de plantas carnívoras

A maior família de plantas carnívoras, a Lentibulariaceae (ordem Lamiales), é marcada por flores bilateralmente simétricas com pétalas fundidas e apenas duas anteras. Essa família conta com mais de 300 espécies em três gêneros: as bexigas (Utricularia), as borboletas (Pinguicula) e as saca-rolhas (Genlisea). Empregando uma variedade de mecanismos de captura, os membros dessa família são predominantemente ervas de habitats úmidos ou aquáticos e atacam insetos e outros invertebrados.

Pinguicula vulgaris por Denis Barthel sob CC BY-SA 3.0

A família Droseraceae (ordem Caryophyllales) compreende três gêneros e cerca de 154 espécies, quase todas droseras. O gênero aquático Aldrovanda contém apenas uma espécie, a planta de roda d’água (A. vesiculosa), que às vezes é cultivada em aquários como curiosidade. Da mesma forma, o gênero Dionaea abrange apenas a armadilha de Vênus (D. muscipula), conhecida por sua armadilha instantânea e de ação rápida.

Drosera platypoda por Jan Wieneke sob CC BY-SA 3.0

Conhecida como plantas arco-íris, a família Byblidaceae (ordem Lamiales) contém um único gênero (Byblis) de cerca de sete espécies carnívoras nativas da Austrália e da Nova Guiné. Essas ervas têm folhas estreitas densamente cobertas por pelos glandulares que servem como armadilhas de folhas colantes, para absorver os nutrientes dos insetos.

Byblis filifolia flora por Denis Barthel sob CC BY-SA 3.0

A família das bromélias (Bromeliaceae, ordem Poales) possui pelo menos três espécies carnívoras: Brocchinia reducta, B. hechtioides e Catopsis berteroniana. Essas espécies capturam presas com suas folhas compactas, que são características da família. Elas não possuem enzimas digestivas e, por isso, dependem de bactérias para digerir suas presas.

Brocchinia reducta por alexlomas sob CC BY 2.0

Dicas para cultivadores de plantas carnívoras

Quer aprender a cuidar de plantas carnívoras

As plantas carnívoras são inconstantes. Uma vez que muitas variedades são difíceis ou quase impossíveis de cultivar fora de seus habitats naturais, recomendamos começar com uma armadilha de Vênus, que é acessível e pode ser encontrada em lojas de jardinagem. Seguindo as dicas abaixo, será fácil cuidar delas!

  • Certifique-se de que o solo ou meio de cultivo que você está usando seja baixo em nutrientes e tenha uma boa drenagem, você pode utilizar musgo, areia e pó de xaxim.
  • Mesmo que seja tentador, não toque na “boca” da planta para acionar a armadilha, pois isso pode danificá-la.
  • Cultive a planta em um pequeno terrário, pois isso permite alimentá-la com moscas vivas. Lembre-se de que a armadilha de Vênus não come moscas mortas.
  • Alimente suas plantas com moscas pequenas apenas uma vez a cada duas semanas e não use nenhum outro alimento.
  • Dê à planta bastante luz solar e mantenha o solo úmido.

O que acontece se eu colocar o dedo em uma planta carnívora?

A planta vai fechar, mas não completamente, devido ao tamanho do dedo da pessoa. Por causa disso, ela não irá produzir nenhuma enzima digestiva que possa causar danos à pele do indivíduo.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais