Pesquisa com inalador de partículas de cloreto de sódio pode inibir replicação do coronavírus

Por Jornal da USPTestes realizados em laboratório mostraram que um inalador de partículas de sal (cloreto de sódio) foi capaz de inibir a replicação do coronavírus em células de macacos e de humanos. A pesquisa está na fase inicial e outros estudos ainda são necessários. Dependendo dos resultados, segundo os pesquisadores, a longo prazo pode ser uma medida econômica para lidar com a covid-19 e outras doenças respiratórias. Os dados estão no artigo Inhibition of Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 Replication by Hypertonic Saline Solution in Lung and Kidney Epithelial Cells, publicado no último mês de setembro na revista científica ACS Pharmacology & Translational Science. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a professora Cristiane Guzzo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, explicou que o objetivo do estudo era entender como o sal poderia ter efeito na capacidade do vírus de se reproduzir.

Em um primeiro momento, foram utilizadas células de macacos. Com “apenas 1,2% de NaCl já tinha 100% de inibição”, afirmou. Quando os cientistas utilizaram células do epitélio pulmonar humano, para a mesma concentração de NaCl, a eficácia foi de 90%. “Tem um resultado muito promissor do efeito do NaCl sobre a replicação do sars-cov-2”, destacou a professora. 

Cristiane destaca que, no experimento, utilizou-se o NaCl de alta pureza e água, sem contaminação de microrganismos ou outros compostos. “Compramos ele, produzimos em alta pureza e o mantemos estéril para fazermos os nossos experimentos e não ter contaminação com outros microrganismos.”

A pesquisa

A pesquisa está na primeira fase. Para ser utilizado em um possível tratamento, necessita de mais estudos e passar por outras fases, que incluiriam a produção de um inalador, como aqueles utilizados para resfriados. “Estamos continuando isso, com formas diferentes de conseguir chegar ao sal no pulmão e tentar validar a eficácia para um futuro tratamento para covid”, ressaltou a professora.

Outro ponto abordado por Cristiane é que a solução hipersônica nunca foi utilizada para impedir a replicação do vírus. No geral, os tratamentos que a utilizam são para retirar secreções de vias aéreas e auxiliar na parte respiratória. “Se ela mostrar eficácia, também terá outros efeitos benéficos para o corpo, como melhorar o sistema imunológico no local, ajudar a tirar essa secreção e ajudar nas vias respiratórias”, afirmou. 

Mecanismo de ação

Quando as células estão sob efeito do sal, ficam desbalanceadas e precisam diminuir a quantidade de NaCl, colocando-o para fora, o que necessita de um grande gasto de ATP (energia). Caso o vírus já tenha infectado essa célula, precisará dessa energia para realizar sua replicação. Porém, como tudo já foi gasto com o balanceamento da concentração de sal, não resta energia para criação de material viral. “Nunca tinha sido mostrado esse mecanismo e, entendendo ele, conseguimos prever se realmente o sal funciona com o sar-cov-2″, disse a professora.

Para ler o estudo completo, clique aqui.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais