Pedras para vasos de planta são necessárias?

A técnica de usar pedras para vasos de planta é comum dentro da jardinagem, prometendo uma drenagem mais eficiente para a raiz das plantas. Contudo, especialistas afirmam que não há necessidade de cobrir o fundo do vaso com uma camada de terra. Se necessário, o uso de uma única pedra é recomendado para tapar o buraco dos vasos e evitar que a terra caia. 

Na maioria das vezes, a instrução para o uso de pedras nos vasos de planta é porque as raízes não suportam muita água. Desse modo, acredita-se que as pedras ou o cascalho ajudam a fazer a absorção da água que sobra, para evitar que a planta apodreça por ser regada demais. 

Porém, o uso só é recomendado a partir de uma noção de que a planta receberá água em excesso. Assim, o excesso de água seria drenado mais facilmente com ajuda da força da gravidade. 

Naturalmente, a água escorre para o ponto mais baixo do vaso, a não ser que exista algo que a retenha. Mas isso pode desencadear um processo prejudicial para as plantas. 

Lençol freático empoleirado

Por conta da gravidade, o solo compensa exercendo uma força oposta que absorve a umidade. Esse fenômeno, chamado de “lençol freático empoleirado” ocorre quando duas forças opostas, nesse caso a de absorção e da gravidade, “competem” entre si. 

Enquanto a gravidade puxa a água para baixo, a ação capilar puxa a água para cima. Em um certo momento, essas forças entram em equilíbrio. 

Quando isso ocorre, uma camada de água fica estagnada no meio do vaso. Nem absorvida nem drenada, essa água cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos que podem ser prejudiciais para planta. O lençol freático empoleirado não drena, podendo ser absorvido pela planta ou evaporado quando o solo seca — porém, nesse caso, a planta não sobrevive. 

O papel das pedras para vasos de planta no lençol freático empoleirado

Esse fenômeno ocorre mesmo sem o auxílio das pedras para vasos de planta. Contudo, o seu uso pode agravar a situação, o que pode fazer com que sua planta morra com maior facilidade. 

As pedras fazem com que o lençol freático empoleirado ocorra mais acima no vaso, em um local muito perto da raiz das plantas. Como a maioria das raízes não gostam de umidade, o método cria um efeito contrário do que era esperado. 

O solo continua úmido, a drenagem não é oferecida e o lençol freático é empoleirado na parte mais sensível das plantas. Além disso, as pedras ocupam um espaço maior no vaso, comprometendo o crescimento das raízes. 

Imagem de おにぎり no Unsplash

Como oferecer drenagem às plantas de modo correto

Para evitar que isso aconteça, prefira adicionar materiais em todo o vaso para aumentar os espaços de ar dentro do solo. Perlita e vermiculita, por exemplo, são minerais porosos que são responsáveis pela drenagem e arejamento nos vasos de planta.

Você também pode usar filtros de café e papel toalha no fundo do caso, em vez das pedras para vasos de planta

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais