Países europeus quebram recorde de calor várias vezes ao dia

Compartilhar

De acordo com dados publicados na revista Scientific American, ontem (19), o Reino Unido quebrou o recorde de calor três vezes em questão de horas. Ondas de calor extremo na Europa estão se tornando cada vez mais frequentes e intensas no contexto de mudanças climáticas.  

Calor extremo na Europa em junho tem relação com mudanças climáticas, dizem estudos

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. “Encontramos ligações claras e fortes entre o calor recorde de junho e as mu…

Na semana passada, milhares de portugueses, franceses e espanhóis foram evacuados de suas casas por causa do aumento dos focos de incêndios florestais. Conhecido por seu clima ameno, o Reino Unido chegou a medir temperaturas acima dos 40 graus Celsius. Na vila inglesa de Charlwood, os termômetros quebraram o recorde e marcaram 39 graus Celsius. Entretanto, poucas horas depois,  o aeroporto de Heathrow, em Londres, registrou 40,2 graus Celsius, quebrando o recorde pela segunda vez.

Calor extremo pode afetar 1 bilhão de pessoas se temperatura subir 2°C

Pelo menos 1 bilhão de pessoas serão afetadas pelo calor extremo se as temperaturas globais aumentarem 2ºC, alertaram os…

Mais tarde, as temperaturas atingiram o novo recorde no St. James’s Park, em Londres, e depois o quebraram novamente, registrando 40,3 graus Celsius. Os termômetros de Dublin, na Irlanda, chegaram a registrar o recorde de 33,6 graus Celsius.

A França, por sua vez, marcou os 42,2 graus Celsius, de acordo com o serviço meteorológico nacional francês.

Pesquisadores alertam para o fato de que as temperaturas globais estão atingindo os níveis de tolerância humana. Até mesmo pessoas saudáveis sentadas à sombra e com acesso à água podem morrer de calor. Embora tenhamos nos adaptado ao longo das centenas de milhares de anos a uma enorme variedade de climas – do calor árido do deserto do Saara ao frio gelado do Ártico, temos nossos limites. 

Cidade colombiana cria corredores verdes para combater calor

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. O projeto Green Corridors transformou em paraísos verdes 18 ruas e 12 hidrov…

É necessário reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa e desenvolver políticas que ajudarão as populações vulneráveis ​​a se adaptarem ao contexto de mudanças do clima.

As altas temperaturas provocaram cancelamentos generalizados de trens em todo o Reino Unido. De modo semelhante, o clima prejudica o transporte ferroviário, pois as estruturas das ferrovias não são projetadas para o cenário de calor extremo e podem dobrar ou empenar quando as temperaturas sobem muito.

Voos foram suspensos no aeroporto de Luton, em Londres, na segunda-feira, depois que altas temperaturas danificaram uma pista, de acordo com a Scientific American.  Além disso, uma série de incêndios na grama e na vegetação surgiram ao redor de Londres e outras partes do sul do país, à medida que as temperaturas subiram.

Reduzir consumo de carne vermelha é mais efetivo contra gases-estufa do que deixar de andar de carro, dizem especialistas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Ciclo de vida 2. Controvérsias Consumidores conscientes são aqueles q…

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais