Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Primeiro Encontro)

Esta série de webinares faz parte do lançamento do livro, onde redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais discutem o potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro.

Neste primeiro webinar, os organizadores do livro introduzem e discutem a abordagem do nexo água-energia-alimentos, e que reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores que apresentam 15 diferentes estudos sobre a abordagem do nexo no contexto brasileiro.

Participam do debate o pesquisador Jean Ometto (INPE), responsável pelo consórcio Fapesp/Belmont Forum, e a geóloga e servidora pública municipal Patricia Sepe (Prefeitura Municipal de São Paulo), que discute o potencial desse conceito/abordagem para aplicabilidade na gestão municipal.

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades.

Proposta há 10 anos, a perspectiva conceitual e analítica do nexo água-energia-alimentos busca lançar luz sobre possíveis soluções para enfrentar de forma integrada e sustentável os desafios relacionados à provisão e acesso a esses três recursos, e garantir segurança hídrica, energética e alimentar.

Exposição:

Jean Pierre Ometto (INPE)

Patricia Sepe (SMUL/PMSP)

Coordenação: Gabriela Di Giulio (IEA, FSP/USP, University of York), Tadeu Malheiros (IEA, EESC/USP) e Michele Dalla Fontana (Utrecht University)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação

Organização

Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade


Este texto foi originalmente publicado por Instituto de Estudos Avançados da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais