Minka: Arte tradicional japonesa e meio ambiente

A minka é um tipo de construção japonesa que pode ser traduzida como “casa do povo”. Esse é um termo geral usado para denominar as casas de pessoas de classe baixa, como trabalhadores. Apesar de algumas dessas construções existirem há mais tempo, a maioria delas foi criada durante o período Edo e se mantiveram até os dias atuais.

As minkas podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Noka (casa de fazendeiros)
  • Machiya (casa da cidade)
  • Gyoka (casa de pescadores)
  • Sanka (casas nas monthas)

Essas residências eram habitadas por pessoas consideradas de “classe inferior”, fazendeiros, artesãos, mercadores e a classe mais baixa de samurais. Por esse motivo, elas eram mais práticas, pequenas, mais baratas e simples do que as casas de arquitetura wabi sabi — construções feitas para pessoas ricas ou da realeza. 

Kazuo Shinohara, um arquiteto japonês importante para a arquitetura local, costumava comparar a minka com cogumelos. Para ele, essas residências são a forma mais rudimentar e resiliente de arquitetura, que crescia espontaneamente do chão como cogumelos. 

Mas o que Kazuo queria dizer com isso? Segundo o arquiteto, a forma como uma minka é construída depende de fatores como a geologia local, o clima e o ecossistema ao seu redor. Desta forma, minkas localizadas em lugares montanhosos e frios iam ter estruturas adaptadas para que os moradores pudessem viver tranquilamente. O mesmo aconteceria em outros ambientes.

Como é o interior da minka?

Construída como algo prático e simples, a minka tem, geralmente, quatro quartos em seu primeiro andar. O interior é formado por colunas de madeira —, quanto mais antiga a casa for, mais colunas e paredes ela vai ter. As versões mais recentes dessas residências, no entanto, apostam em portas de correr e shojis — um ecrã constituído por uma armação de madeira coberta de papel que permite a passagem da luz.

Nas nokas (casas de fazendeiros) um dos cômodos da minka são as “domas”. Nela são feitas as refeições, como uma cozinha, o chão é chamado de “sujo”, por ser apenas terraplanada, para ficar linear. Além disso, a doma tem um forno de barro, utilizado para preparar refeições, e uma mesa baixa, sem bancos. 

Versões mais atualizadas das minkas contam com mais um cômodo, utilizado para receber visitas e celebrar cerimônias. A maior parte dessas residências também são equipadas com um sótão, onde, antigamente, era colocada a produção familiar de bichos-da-seda. Cada região tinha um tipo diferente de material para a montagem do telhado, mas os mais usados eram a madeira de cedro e telhas de barro.

Nas cidades, as machiyas eram semelhantes, porém seu tamanho é reduzido e uma passagem é adicionada na parte da frente da casa. Alguns historiadores acreditam que o tamanho menor dessas minkas se dava pelo preço dos impostos na época em que foram construídas, que era calculado de acordo com o tamanho da casa.

Além disso, essas residências comumente tinham um pequeno cômodo virado para a rua, onde os moradores geralmente abriam pequenos comércios. Por fim, algumas contam com a presença de um pequeno jardim, chamado de tsuboniwa, que facilita a ventilação e a iluminação da minka.

A importância da minka para o futuro ambiental

As construções minka foram perdendo espaço com o passar dos séculos. Com o avanço das construções modernas, a vida comunitária — em prédios e condomínios —, e o crescimento urbano, essas residências foram sendo abandonadas. Atualmente, o governo japonês acredita que a maior parte das minkas está desabitada.

Por isso, tem crescido o incentivo do estado na reparação e manutenção das minkas. Dessa forma, o governo consegue revitalizar essas construções, que já são bem eficazes, para as necessidades atuais do ser humano. 

Além disso, existem empresas que se dedicam a transferência de minkas de uma região a outra. Por serem construções práticas, montadas quase como um quebra-cabeça, elas podem ser desmontadas, armazenadas e então transferidas para outras regiões do país. 

A reutilização de casas pode ser essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Afinal, apenas a construção civil é responsável por cerca de 38% das emissões no mundo todo. Sendo assim, é uma responsabilidade de cada país cumprir seu papel com a redução desses gases poluentes na atmosfera, como uma das metas encontradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Bancos de minka

A Associação de Revitalização Minka do Japão, também conhecida como banco de minka, lista pelo menos 36 minkas que podem ser compradas pelo país. Essas estruturas, do período Meiji, Taisho e Showa, têm mais de cem anos de existência e podem ser revitalizadas ou transportadas para outras regiões, com intuito de serem habitadas. 

Assim, é possível reutilizar materiais em bom estado de conservação para que eles continuem sendo usados por muito mais tempo. Essa é uma maneira da empresa economizar com os materiais de construção e ainda colocar em prática seu papel com o meio ambiente. 


Além disso, por ser feita majoritariamente de madeira, a minka tem uma emissão de carbono menor do que uma residência normal, construída com cimento e concreto. Para saber mais sobre, confira a matéria: Morar em casas de madeira é uma opção do futuro”.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais