Instale controladores de intensidade para diminuir gasto de energia com iluminação

Uma casa consome, em média, 15% de sua eletricidade na iluminação. No entanto, existem algumas maneiras de reduzir esse consumo de eletricidade, como por exemplo, a troca das lâmpadas incandescentes para as fluorescentes compactas ou LEDs.

Outra forma complementar é a instalação de um controlador de intensidade de luz, ou interruptores dimmer. Com essa simples alteração, é possível reduzir o gasto de energia com iluminação em 25% ou até mais, dependendo do período de utilização da lâmpada e da intensidade determinada.

Essa mudança é relativamente simples, mas requer um trabalho elétrico. Por isso, chame um profissional para te ajudar. Caso não tenha condições, peça a algum amigo eletricista ou que entenda desse tipo de fiação para auxiliá-lo. Não recomendamos a execução dessa tarefa sem supervisão, pois podem ocorrer acidentes. Confira o passo-a-passo de como instalar o dimmer:

Materiais

  • Interruptores dimmer novos;
  • Cortadores (alicate) e descascadores de fios;
  • Testador de voltagem (opcional, mas recomendável);
  • Chave de fenda;
  • 2 a 3 porcas de conexão.

Procedimento

Escolha os locais em que vai colocar o dimmer

Escolha os cômodos de maior uso. Dica: o banheiro é um bom lugar para começar essa instalação, pois se trata de um dos locais que mais consomem energia em toda a casa

Escolha seus interruptores

Com o número de interruptores na cabeça, é hora de comprar. Há uma série de fatores para você considerar ao escolher seus dimmers. Abaixo está um resumo para a busca inicial, mas o recomendável é você conversar com algum representante da loja especializada para saber quais são os modelos ideais para sua casa. Existem três tipos de dimmers: Os unipolares (para luzes controladas por um único interruptor), os de três ou quatro vias (para luzes controladas por um dimmer e um ou mais interruptores) e os múltiplos locais (para luzes controladas por dois ou mais interruptores dimmer). O melhor tipo depende da instalação elétrica.

Desligue a energia de seus interruptores

Antes de instalar os dimmers, é importante que você corte a energia dos interruptores dos locais em que você estiver trabalhando. Para fazer isso, vá até o seu painel elétrico e desligue os disjuntores (ou remova os fusíveis) das áreas em que estão os interruptores a serem convertidos. Em seguida, teste a força dos interruptores para se certificar de que estão desligados.

Remova o interruptor existente

Remova a placa de parede e os parafusos onde o interruptor está encaixado e os deixe em um local que você não os perca,caso precise deles no futuro. Antes de desapertar a montagem ou tocar nos fios, recomendamos testar o interruptor com um testador de voltagem para ter certeza de que é seguro.

Desconecte os fios do seu antigo interruptor

Dependendo do tipo de interruptor que você está removendo, é possível ver alguns arranjos de fios diferentes (a imagem de um arranjo comum é a da esquerda, na imagem abaixo). A maioria dos interruptores possui três fios, sendo dois pretos e um verde. Interruptores de três vias normalmente têm um outro fio rotulado como “comum” (não é o caso da imagem abaixo). Para retirar o interruptor antigo, basta cortar cada fio com o alicate. Para o fio terra, você só precisa soltar um pouco o parafuso do fio verde. Confira a imagem abaixo para facilitar o processo:

Conecte seu interruptor dimmer

Usando os cortadores de fio, retire alguns centímetros da parte plástica que isola cada um dos fios. Feito isso, pegue seu novo interruptor dimmer e ligue o fio verde no interruptor para que ele se localize na caixa de junção. Nesse processo, torça os fios de cobre, de maneira conjunta, para a esquerda e, em seguida, tampe-os com as porcas de conexão. Faça a mesma coisa com os dois fios pretos e com o fio comum (caso você tenha um).

Proteja seu interruptor dimmer

Aperte todos os fios na caixa de junção (este pode ser um encaixe apertado) e, em seguida, parafuse o interruptor na montagem. Na sequência, encaixe a placa do interruptor.

Pronto! Agora você pode ligar de volta a energia e testar o novo tipo de interruptor. E lembre-se de que, se sua instalação elétrica é diferente da que descrevemos, consulte o seu manual e um profissional para obter instruções específicas.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais