Imposto por arroto: Dinamarca cobrará taxa sobre gado a partir de 2030

Compartilhar

Na Dinamarca, os agricultores terão que arcar com os custos dos poluentes que aquecem o planeta e que são emitidos pelo gado, após o governo decidir implementar o primeiro imposto mundial sobre emissões na pecuária.

Veganismo é a forma mais efetiva de salvar o planeta, afirmam lideranças científicas

A Comissão EAT-Lancet de Food, Planet, Health reuniu mais de 30 cientistas líderes de todo o mundo para chegar a um cons…

Este marco regulatório, negociado entre pecuaristas, indústria, políticos e grupos ambientalistas, introduzirá um imposto inicial de 14 libras por tonelada de gases de efeito estufa provenientes da pecuária em 2030, aumentando em 2035.

As receitas geradas pelo imposto serão direcionadas para um fundo que apoiará a transição verde da indústria pecuária por pelo menos dois anos após a entrada em vigor da nova medida. O ministro da Agricultura, Jacob Jensen, afirmou que esse acordo representa um novo capítulo na história agrícola dinamarquesa.

Afastados do veganismo, ocidentais só contam com insetivoria para sobreviver à crise ambiental, mas quem se dispõe?

Estudos mostram que a produção de carne e outros derivados de animais é uma das principais fontes de gases do efeito est…

O agronegócio é responsável por aproximadamente um terço da poluição que contribui para o aquecimento global, sendo que cerca de metade dessa poluição é gerada por animais. No entanto, até agora, os legisladores têm sido relutantes em controlar essas emissões.

O ministro das Finanças da Dinamarca, Nicolai Wammen, declarou ao jornal The Guardian que o acordo representa um investimento no futuro do agronegócio. Ele destacou que um modelo fiscal de CO2 uniforme em todos os setores traz os menores custos sociais totais.

Homens com masculinidade frágil têm medo de aderir ao veganismo, revela estudo

Cientistas descobriram que os homens resistem a reduzir o consumo de carne porque isso pode ferir sua masculinidade.

Segundo Wammen, a transição verde ambiciosa é possível, conforme demonstrado pela Dinamarca, que é um dos maiores produtores de carne suína da Europa e também importante produtor de carne bovina e leite.

Mulher vegana, você é maioria no movimento

O veganismo tem ganhado cada vez mais força em diversos países do mundo. No Brasil, uma pesquisa do Ibope Inteligência,…

Animais ruminantes, como bovinos e ovinos, emitem grandes quantidades de metano durante a digestão. Esse gás é significativamente mais potente que o dióxido de carbono em termos de aquecimento global, embora permaneça na atmosfera por menos tempo.

O imposto dinamarquês proposto para as emissões agropecuárias está abaixo dos níveis que especialistas afirmam refletir o custo social real de uma tonelada de gases de efeito estufa, mas ainda pode estimular práticas agrícolas mais sustentáveis.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais