Conheça uma das maiores ‘rooftop farm’ do mundo

Sempre vista como o grande exemplo de urbanização, velocidade e mecanização, a cidade de Nova York abriga também uma das maiores “rooftop farm” do mundo – uma fazenda urbana construída no topo de um edifício, de modo que o espaço antes sem uso ganha vegetação e produtividade.

A Brooklyn Grange ocupa mais de 10 mil metros quadrados na cobertura de dois edifícios, nos bairros do Brooklyn e do Queens. Por ano, são produzidos mais de 22 mil quilos de alimentos, todos cultivados segundo técnicas orgânicas. Os produtos são vendidos para chefes de cozinha, restaurantes, pequenos negócios familiares e mercearias, além de abastecem dois mercados locais por semana.

A produção conta também com o apoio da comunidade local, que ajuda no cultivo dos vegetais, ervas e folhas. A fazenda urbana conta ainda com um apiário formado por 30 colmeias espalhadas pela cidade de Nova York – todas elas funcionam de modo natural, sem interferências no modo de vida das abelhas ou em sua produção de mel.

A iniciativa de produzir alimentos orgânicos é muito bem-vinda em uma cidade como Nova York, repleta de coberturas, os famosos rooftops, e com relações cada vez mais distantes entre os habitantes e a natureza. Já pensou se os céus da cidade fossem cobertos de verde? A ideia também teria um ótimo impacto nas cidades brasileiras!

 

Veja como foi o processo de construção da Brooklyn Grange.

Gostou da ideia? Que tal começar sua própria horta urbana?

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais