Esponja verde ou lã de aço?

A 3M desenvolveu um novo tipo de esponja multiuso, a Scotch-Brite Limpeza+Verde. De acordo com a fabricante, a ideia foi fazer um produto que estivesse mais condizente com a realidade do mundo, mas mantivesse a qualidade, a eficiência da esponja e o seu preço acessível (em torno de R$ 5 um pacote com duas unidades).

A manta da esponja é feita à base de fibra de curuará (planta amazônica). Já a espuma possui biopoliol (elemento oriundo da soja). O produto também contém adesivo com solvente à base de soja.

A esponja Limpeza+Verde foi criada em Sumaré-SP, no laboratório Pesquisa & Desenvolvimento da 3M do Brasil. Devido ao sucesso do modelo, outros países da América Latina estudam a comercialização do item.

As embalagens também possuem propriedades sustentáveis. Elas têm 15% menos material plástico, gerando menos resíduos, além de diminuir a necessidade de matéria-prima.

Opinião eCycle
Esse tipo de produto é preferível às esponjas tradicionais, feitas à base de material derivado de petróleo e com reciclagem muito difícil. Mesmo assim, dê preferência às lãs de aço, que são de fácil decomposição e não causam danos significativos ao meio ambiente, ou as buchas vegetais. As novas esponjas multiuso mais verdes apresentam uma evolução, mas nem todos os materiais presentes nas esponjas são biodegradáveis ou recicláveis. As buchas vegetais são biodegradáveis, possuem um maior tempo de duração e ainda podem ser usadas na lavagem da louça. Veja mais aqui sobre as buchas vegetais e seus benefícios.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais