Energia quando a torneira é aberta

Designer chinês cria alternativa para que moradores de países em desenvolvimento gerem energia enquanto usam água encanada

Baseando-se numa tecnologia bem antiga, o designer chinês Ryan Jongwoo Choi teve uma excelente ideia para amenizar a falta de energia enfrentada em países pobres ao redor do mundo. Trata-se da ES Pipe Waterwheel, um mecanismo instalado nos canos de água para gerar energia enquanto a água é utilizada para afazeres domésticos.

A referência antiga vem dos moinho de água, usados há centenas de anos para aproveitar a energia cinética das águas para moer grãos, irrigar grandes arrozais, drenar terras alagadas e até gerar eletricidade (aí está a lógica do funcionamento de uma hidrelétrica).

No ES Pipe Waterwheel, ocorre exatamente a mesma coisa, só que em pequena escala. Após instalar o equipamento em um dos canos de saída de água, basta abrir a torneira para movimentar a água no interior da tubulação do ES Pipe Waterwheel. Como há pequenos “moinhos” no interior do cano, eles se movimentam e geram energia elétrica, que é armazenada em lâmpadas removíveis localizadas na parte de cima do tubo.

Assim que as lâmpadas se carregam, podem ser retiradas do tubo e usadas normalmente. A invenção foi finalista do prêmio IDEA (Prêmio de Excelência Internacional de Design).

Para saber mais sobre o projeto e sobre outras ideias inovadores de Choi, visite o site oficial (em inglês).

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br

Veja também:
Empresa de Israel promete reciclar papel higiênico usado
Ter barba pode ser ambientalmente correto

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais