Dia Mundial do Meio Ambiente: qual sua importância

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, desde 1973. A data foi estabelecida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo discutir a preservação do meio ambiente, além dos problemas que tem afetado o planeta nos últimos séculos.

Para entender melhor o conceito de meio ambiente você pode ler o texto: “O que é meio ambiente e qual é sua importância?

Por que o dia do Meio Ambiente é 5 de junho?

O dia 5 de junho foi escolhido para a celebração da data devido a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que ocorreu em 1972 em Estocolmo. O evento aconteceu neste mesmo dia, e foi decisivo para a criação desta celebração. 

Afinal, foi durante a conferência que os líderes de diferentes países chegaram à conclusão de que era necessário um dia para refletir sobre os problemas ambientais e a preservação de recursos naturais. Essa Conferência foi importante para o surgimento de outros planos e metas ambientais, que até hoje são apoiadas pelas Nações Unidas. 

A partir de 1973 o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido e comemorado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Desta forma, todos os anos, diferentes nações se unem em uma localização para discutir os impactos das mudanças climáticas e como reduzi-los. 

ODS 12 da ONU: assegurar o consumo sustentável

Qual a importância do dia mundial do meio ambiente?

As ações humanas sobre o meio ambiente tem causado sérias preocupações. Isso porque as mudanças climáticas continuam avançando e cada vez mais espécies têm entrado em risco de extinção. Além disso, a produção desenfreada de bens materiais tem gerado uma quantidade exorbitante de lixo, que sufocam a natureza.

Por esse motivo, a ONU já criou diversas metas e planos ambientais para garantir a redução dos problemas ambientais. Alguns exemplos são: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente também foi criado com o intuito de conscientizar toda a população a respeito dessas necessidades. Por esse motivo, ela é uma das diversas datas que formam a semana do Meio Ambiente — que começa dia 5 de junho e vai até o dia 9 de junho. 

Para a celebração desta data é importante a participação de toda a sociedade, não apenas a civil. Empresas, Organizações e Governo precisam se reunir neste momento de extrema importância para discutir quais suas prioridades quando se trata da preservação ambiental. Essas pessoas têm a responsabilidade de implantar metas e legislações que assegurem um planeta saudável para essa geração e todas as que vierem depois.

Cada indivíduo também deve fazer sua parte, lutando pela biodiversidade, seja nas ruas ou até mesmo em casa — através da reciclagem e uma vida mais sustentável. Como está previsto na Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, de 1972:

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira a matéria: “ODS – O que são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais