Dia do Trabalhador Rural: Reconhecendo o Valor

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente em 25 de maio e homenageia todas as pessoas que trabalham no campo e contribuem ativamente para a alimentação do país. Trabalhadores de fazendas, como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e etc, são apenas alguns dos profissionais que compõem esse grupo e se esforçam diariamente para o avanço econômico brasileiro. 

Como surgiu o Dia do Trabalhador Rural?

A celebração do dia 25 de maio, no Brasil, surgiu como uma homenagem ao ex-deputado federal Fernando Ferrari em 25 de maio de 1963. Ferrari era reconhecido como um político presente na luta pelos direitos e questões sociais ao redor desses trabalhadores. 

Ferrari era um economista, nascido em São Pedro do Sul, Rio Grande do Sul, e foi deputado por vários mandatos, tanto estadual como federal. Ele era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), porém, também fundou o Movimento Trabalhista Renovador (MTR).

O gaúcho foi responsável por redigir o Estatuto do Trabalhador Rural, e também contribuiu para a elaboração do projeto de reforma agrária que foi sancionado pelo presidente João Goulart em 1964. Ainda durante a ditadura militar, o deputado foi homenageado com o programa de Assistência ao Trabalhador Rural, conhecido como lei Fernando Ferrari. 

Agricultura 4.0: o que é, prós e contras

Qual a importância do Dia do Trabalhador Rural?

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são de agricultura familiar. Essa categoria é formada por trabalhadores rurais, que se dedicam a cuidar desde o preparo da terra até a preparação de comidas típicas.

Ou seja, a alimentação das cidades depende em grande parte da produção feita por pessoas que trabalham em zonas rurais. Esses, muitas vezes, são apagados e ignorados pelo resto da sociedade, que não tem conhecimento de sua importância para o funcionamento do sistema como um todo. 

Assim, o Dia do Trabalhador Rural serve para conscientizar as pessoas da importância desses indivíduos e torná-las mais engajadas na luta. Não apenas nesta data, mas todos os dias, esses trabalhadores devem ser lembrados e prestigiados, para que seus direitos sejam sempre assegurados pelo estado. Afinal, tudo que chega a nossa mesa provém de sua natureza. 

Outra forma de contribuir com trabalhadores rurais é comprando alimentos orgânicos com pequenos agricultores. Assim, você alimenta a economia local e valoriza o trabalho dessas pessoas. 

Dia do campo: quem habita e qual sua importância?
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais