Designer propõe novos formatos para garrafas PET

A garrafa PET, item muito comercializado, é um dos itens mais perigosos ao meio ambiente por conta do politereftalato de etileno, composto químico usado na produção das embalagens e conhecido pela lenta degradação. Para piorar o quadro, o descarte incorreto do material é comum em regiões com baixa frequência de coleta seletiva. Mas existem pessoas pensando em soluções, mesmo que elas ainda não estejam em prática.

Pensando em como diminuir o impacto causado pelo grande número de garrafas consumidas diariamente, o estudante de Design, Andrew Kim, desenvolveu um projeto para a produção de garrafas de refrigerante à base de material orgânico derivado de cana-de-açúcar. Em seu projeto, a garrafa PET sustentável ainda em conceito apresenta inovações no formato, como a nova tampa que permite uma posição mais confortável na hora de beber e uma curva na garrafa que melhora a resistência estrutural. Há também uma cavidade no fundo do recipiente que permite o empilhamento, facilitando o armazenamento e transporte das embalagens.

A preocupação com a reciclagem e descarte do material também foi contemplada pelo projeto. Para estimular os consumidores a descartar corretamente as garrafas, o artista encontrou uma solução. Com um formato dobrável e flexível, basta que a embalagem seja comprimida com as mãos para que fique 66% menor do que o tamanho original.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais