Como limpar máscara de pano e se proteger da Covid

A pandemia levantou diversas questões novas, entre elas como limpar a máscara de pano e também, as descartáveis, como a PFF2. O uso de máscaras ainda é imposto como lei na maioria das cidades, mas a compra frequente desses objetos é inviável para algumas pessoas. Por isso, é importante aprender como higienizar as máscaras de forma segura, para que elas durem mais e que consigam proteger a população do vírus da Covid-19 e outros.

Covid-19: conheça sintomas da doença causada pelo novo coronavírus

As máscaras servem como uma barreira respiratória e ajudam a minimizar a contaminação por contato direto. A contaminação ocorre, principalmente, por conta das gotículas respiratórias que são espalhadas quando falamos, respiramos tossimos, espirramos e exalamos. 

Como limpar as máscaras faciais?

Existem alguns métodos para desinfectar as máscaras utilizadas diariamente, dependendo do seu tipo.

  • Máscaras de pano

Para limpar a máscara de pano, é necessário lavar as mãos primeiro. Depois, retire-a com cuidado para não tocar no seu rosto, jogue-a diretamente na máquina de lavar roupas. É recomendado usar sabão normal com um pouco de alvejante e água quente. Depois, é só secar em temperatura alta ou deixar ao ar livre. 

Também é possível lavar manualmente. Com o mesmo cuidado anterior de lavar as mãos e evitar tocar outras partes do rosto, mergulhe a máscara de pano em uma solução de quatro partes de alvejante para cada litro de água por 5 minutos. Enxágue com água e deixe secar naturalmente. 

É indicado que isso seja feito após cada uso. 

Outro método é deixá-las no forno aquecido a 70ºC por 5 minutos.

  • Máscaras descartáveis

Máscaras descartáveis, como a PFF2 não podem ser lavadas manualmente. Seu contato com a água pode resultar na sua ineficiência para agir de escudo contra o vírus. Contudo, novas pesquisas sugerem que sua higienização é possível no contato com o calor por alguns minutos. 

Em início, a pesquisa realizada pelo Journal of Hazardous Materials concluiu que a luz ultravioleta é eficaz na limpeza de máscaras. Porém, o seu uso é limitado — algumas pessoas não têm acesso a essa ferramenta. Em compensação, a pesquisa mostrou que 99% dos vírus morrem em contato com o calor.

Sendo assim, para higienizar as máscaras descartáveis, também é possível colocá-las no forno aquecido a 70ºC por cinco minutos. É importante que o material não fique aquecido por muito tempo ou em altas temperaturas, pois existe a possibilidade de que derretam e percam seus filtros. 

Máscaras de proteção hospitalar: quem, quando, onde e como usá-las

Conclusão

Foi comprovado que é possível limpar máscaras de pano, assim como de outros materiais, várias vezes até que parem de funcionar. Para testar a eficiência de sua máscara, tente soprar uma vela, se o fogo apagar ela não funciona mais e pode ser descartada corretamente no cesto de rejeitos, jamais mande sua máscara usada para postos de reciclagem.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais