Imagem de DanaTentis por Pixabay
Como fazer óleo de coco em casa? Essa é uma pergunta interessante, principalmente para quem conhece todos os benefícios do óleo de coco e nunca imaginou ser possível produzi-lo no estilo caseiro. Pensando nisso, o Portal eCycle separou uma receita bem legal e fácil de fazer. Confira o passo a passo:
O óleo de coco caseiro, além de ser natural, é muito benéfico para a saúde e também pode ser usado em tratamentos estéticos.
Estudos publicados pela Society Cosmetic Chemists mostraram que o óleo de coco ajuda a prevenir danos causados aos cabelos por causa da penteação e trata os fios danificados química (clareamentos) e termicamente (água quente do chuveiro, calor de chapinhas, secadores, etc.). Isso porque, de acordo com os estudos, o óleo de coco ajuda a evitar a perda de proteínas e água dos cabelos, além de servir como um filme lubrificante.
Peles secas, escamosas, ásperas e que coçam estão associadas à má funcionalidade na barreira de proteção natural da pele – uma condição que pode ser causada até mesmo pela água quente do chuveiro. De acordo com o estudo publicado pela ScienceDirect, o óleo de coco é um ótimo hidratante para esses casos, apresenta efeitos antissépticos e é mais eficaz que óleos minerais.
O óleo de coco melhora a digestão e a função intestinal, acalmando a síndrome do intestino irritável; melhora a secreção de insulina e a utilização da glicose no corpo, assim como dos ácidos graxos essenciais; aumenta a taxa do colesterol bom (chamado de HDL); enriquece o leite materno; previne a diabetes gestacional; reduz a pressão arterial; aumenta a taxa metabólica e a função da tireoide e atua como antioxidante.
Além disso, ele ajuda a prevenir doenças no fígado e rim; contribui para dissolver pedras nos rins; previne problemas de envelhecimento como osteoporose, doença periodontal e cáries; reduz a necessidade do corpo de vitamina E; reduz crises epiléticas; diminui ondas de calor; reduz sintomas de pancreatite, doença de Crohn, eczema, dermatite, psoríase, úlceras estomacais e inflamações.
Saiba mais sobre ele na matéria: “Óleo de coco natural: para que serve e como usar“.
O óleo de coco pode ser usado como repelente de mosquito e não há problemas em aplicá-lo diretamente sobre a pele. Ele também é bom porque não deixa a pele seca e áspera como alguns tipos de repelentes, além de ter propriedade hidratante..
Aplicado na pele, uma colher de sopa de óleo de coco serve também como um anti-inflamatório. Além disso, ele ajuda no tratamento do inchaço causado por acnes ou picadas de mosquito. O óleo de coco é um produto ótimo para diminuir a dor de artrite.
Por outro lado, também pode ser usado para branquear os dentes! Ao enxaguar seus dentes com uma pequena quantidade de óleo de coco por aproximadamente 30 segundos todos os dias de manhã, e antes de dormir, você verá seus dentes mais brancos com o tempo.
Apesar dos estudos mencionados terem concluído que o óleo de coco pode apresentar benefícios para o tratamento e prevenção das doenças mencionadas acima, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) considera que as análises realizadas até então são controversas e inconclusivas. Por isso, recomenda que o óleo de coco não seja prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças.
A Abran ainda afirma que:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais