Image by davidgaigg from Pixabay
Você já pensou em como fazer chiclete? A goma de mascar industrializada é presente no dia a dia de muitas pessoas, porém, os ingredientes comumente encontrados nos rótulos não são tão acessíveis para que seja possível reproduzir a receita em casa.
Isso se dá porque grande parte das gomas de mascar produzidas atualmente são feitas com um material emborrachado chamado poliisobutileno, que também é usado na fabricação de câmaras de ar. O poliisobutileno é misturado com plastificantes e materiais para tornar a mistura do chiclete mastigável.
No entanto, esses materiais podem oferecer riscos à saúde. É o que diz uma pesquisa divulgada pela American Chemical Society em 2025. Segundo as descobertas, a goma de mascar pode liberar centenas a milhares de microplásticos por unidade na saliva e potencialmente ser ingerida por seres humanos.
Estudos em animais e estudos com células humanas mostram que os microplásticos podem causar danos. No entanto, enquanto esperamos por respostas mais definitivas da comunidade científica, é importante tomar medidas para reduzir a exposição aos microplásticos.
Que tal começar aprendendo como fazer chiclete?
Além de evitar a exposição aos microplásticos, aprender como fazer chiclete pode ser benéfico para a mente. Evidências indicam que mascar chiclete pode melhorar a atenção, além de promover o bem-estar e o desempenho no trabalho, por exemplo.
Acredita-se que isso é resultante da capacidade da goma de mascar em promover o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso, por sua vez, aumenta a oxigenação do cérebro, o que pode ajudar a melhorar a memória e o desempenho cognitivo.
De fato, alguns estudos relataram que a goma de mascar aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro em 25-40%.
Porém, é importante notar que, embora possa oferecer benefícios, a goma de mascar também possui contraindicações e efeitos colaterais. Parte dos chicletes possuem uma grande quantidade de açúcar, que pode promover a obesidade e outros problemas à saúde. Portanto, assim como qualquer outro alimento, é necessário manter o seu consumo em moderação.
Confira uma receita de chiclete caseiro sem plástico:
Embora a cera seja uma ótima substituta para a receita de chiclete convencional, ela pode ser de difícil remoção de panelas e outros utensílios. O único jeito de removê-la completamente é raspando seus resíduos. Se precisar, coloque a tigela no congelador para endurecer a cera, o que pode facilitar o trabalho.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais