Aprenda como descartar roupas velhas

Saber como descartar roupas velhas de um modo sustentável pode facilitar o processo de limpeza do guarda roupa. Muitas vezes, as dúvidas sobre o tipo de descarte e a preocupação sobre os impactos ambientais de peças de roupas podem causar um grande acúmulo desnecessário.

Parte das roupas velhas e impossíveis de serem reaproveitadas ou doadas, por exemplo, não são recicláveis ou biodegradáveis, o que resulta na sua acumulação no meio ambiente e na poluição de recursos naturais. Além disso, dependendo do material, peças de roupa podem levar até 200 anos para se decompor, contribuindo para a liberação de gases de efeito estufa como o metano e o dióxido de carbono

Em geral, estima-se que das 100 bilhões de roupas produzidas anualmente, cerca de 92 milhões de toneladas vão parar em aterros sanitários

Porém, o descarte das roupas não é o único problema da indústria têxtil. Embora alguns especialistas acreditem que seja impossível estimar corretamente todos os impactos ambientais da produção de roupas, é possível imaginar o efeito que elas possuem no meio ambiente, que variam entre a poluição, a emissão de gases do efeito estufa e o uso de água. 

Portanto, saber como descartar roupas velhas é apenas uma parte da equação. Para abraçar um estilo de vida sustentável, outras soluções incluem a diminuição do consumo e a distanciação de sistemas de fast fashion

Reaproveitamento de roupas velhas

Um dos maiores objetivos de uma vida sustentável é reduzir a produção de lixo o máximo possível. Sendo assim, relembrar dos 3 Rs da sustentabilidade é imprescindível quando falamos do descarte consciente: reduzir, reutilizar e reciclar.  

Antes de jogar suas roupas velhas fora, analise o que você pode reaproveitar. Não tem ideias? Que tal transformar suas blusas velhas em bolsas, sacos de pano e, por fim, a ideia de reutilização em muitas casas brasileiras: o pano. 

A transformação de roupas velhas em panos de limpeza ajuda não apenas a reaproveitar o que viraria um resíduo, mas também diminui o uso de descartáveis, como o papel toalha.  

Por outro lado, consertar roupas com furos, manchas e outros pequenos defeitos também pode ajudar a reduzir a quantidade de lixo têxtil produzido. Se você não possui essas habilidades, muitos profissionais são capazes de transformar roupas velhas em novas. 

Como tirar mancha de roupa: veja dicas caseiras
Upcycling: o que é e como aderir à ideia

Reutilização de roupas e liberação de microplásticos

Alguns materiais usados na indústria têxtil, como o poliéster, são responsáveis por impactos ambientais durante a vida útil do produto. De fatos, pesquisas já comprovaram a liberação de microplásticos durante a lavagem e secagem de itens de vestuário. 

Por isso, ao reaproveitar roupas, mesmo para a produção de panos de prato e panos de chão, prefira itens compostos por fibras naturais, como o algodão. 

Lavar roupa libera microplásticos?

Como doar roupas?

A doação de roupas também é um ótimo modo de se desfazer de roupas velhas. No entanto, o processo de doação precisa de atenção para que as roupas possam ser aproveitadas de forma eficiente para reduzir a produção de resíduos. 

Antes de encaminhar as roupas para a doação, certifique-se que elas não possuem rasgos, manchas ou outros defeitos que impossibilitem seu uso. Provavelmente, se você não consertou essas peças, os responsáveis pelo recebimento de doações também não o farão e acabarão encaminhando-as para o descarte. 

Segundo a especialista Maxine Bédat, fundadora do New Standard Institute e autora de Unraveled: The Life and Death of a Garment, a maior parte das roupas doadas nos Estados Unidos não são revendidas: 

“Cerca de 80% do material doado não é vendido [ao público geral]. [Os responsáveis pelo recebimento das doações] acabarão vendendo o material em trapos, jogando-os fora ou empacotando-os para venda posterior em grande parte no Sul global ou, se forem roupas de inverno, na Europa Oriental”, disse ao The Atlantic.

Isso é predominante nos Estados Unidos, onde lojas como a Goodwill possuem inúmeros estabelecimentos em todo o território nacional e recebem milhões de doações anualmente. Nesse caso, é recomendado que as doações sejam feitas para instituições locais, que trabalham diretamente com centros de distribuição, para se certificar de que as roupas terão uma vida útil maior. 

Embora no Brasil as lojas de doações não atinjam esse nível, é importante ter noção de onde suas roupas vão parar. Para maximizar a sua doação, pergunte aos responsáveis quais peças de roupa eles precisam e tente atender a demanda com o que você possui em casa. 

Revenda de roupas

A revenda de roupas é, também, um método responsável de como descartar roupas velhas. Assim, você contribui para a diminuição de resíduos e também faz um dinheiro extra. 

Inúmeros sites facilitaram o ato de revenda de itens antigos online, portanto, você não vai ter tanto trabalho procurando um local para anunciar seus itens. Porém, assim como na doação, certifique-se que as peças de roupa estão em bom estado e que podem ser utilizadas. 

Como descartar roupas velhas: PNRS

O descarte de roupas é previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre os diversos participantes da cadeia. 

A análise do ciclo de vida de um item compreende o processo do produto, desde a extração da matéria-prima até o descarte. A responsabilidade sobre o produto cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na logística reversa.

O primeiro encaminhamento dos resíduos têxteis é de responsabilidade do consumidor. Encaminhe seus resíduos para redes de varejo que recebem doações de itens velhos e danificados para a reciclagem e destinação correta. 

A PNRS facilitou a ocorrência de postos de coleta dentro de grandes redes do varejo brasileiro, que são, após o descarte do consumidor, encarregados de fazer a destinação final correta dos resíduos têxteis. 

Contudo, a indústria têxtil não é uma das prioridades dentro da PNRS, portanto, se tiver problemas para encontrar esses postos, confira o local mais acessível para você no nosso buscador. (Clique aqui para ser encaminhado)

Como descartar roupas velhas: reciclagem

A reciclagem de roupas é um método de como descartar roupas velhas que contribui para a economia circular e consequentemente, para a redução do lixo. Fora da PNRS, algumas instituições providenciam esse tipo de trabalho e recebem doações de roupas inutilizadas para a reciclagem. 

Entretanto, a natureza da peça de roupa pode tornar a reciclagem ineficaz ou impossível, porque o trabalho necessário para separar os componentes de qualquer peça de vestuário seria muito difícil e dispendioso para ser justificado. Itens como os sutiãs, que podem conter inúmeros tipos de tecidos em sua composição, como metal, plástico, náilon, elastano e poliéster, não são favorecidos na reciclagem. 

Por outro lado, tecidos naturais, como o algodão, são valorizados na reciclagem. Antes de encaminhar suas roupas para o processo de reciclagem oferecido por terceiros, certifique-se que eles trabalham com as peças que você possui e, se não, procure outras alternativas dentro dos varejos nacionais. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais