Comida azul: o que é e qual sua relevância?

Comida azul é um termo usado para definir todos os organismos aquáticos comestíveis. Isso inclui peixes, mariscos e algas provenientes de sistemas de produção marinhos e de água doce (aquicultura e pesca). Devido ao potencial econômico desses alimentos, pesquisadores têm tentado encontrar maneiras de construir um sistema de produção mais sustentável.  

A comida azul, ou simplesmente alimentos aquáticos, fornecem as proteínas essenciais para mais de 3.2 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Isso porque ela é rica em nutrientes, como a vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3. Fator que pode contribuir para a alimentação de países com altos níveis de deficiência nutricional, principalmente em certas regiões da África e da América Latina. 

A importância da comida azul também se dá pela sua presença na vida de populações costeiras, ribeirinhas, rurais e indígenas. Além de usarem os alimentos aquáticos para se alimentar, essas pessoas dependem da sua venda e troca para manterem a própria renda. 

Comida azul e a carne vermelha

Quando se compara a carne de alimentos aquáticos, como o peixe, com a carne vermelha, é possível encontrar uma diferença na absorção de nutrientes e na sustentabilidade de sua produção. Segundo estudos do pesquisador Christopher Golden, dados de mais de três mil amostras de comida azul mostram que elas são mais nutritivas do que a carne de animais como frango, porco ou a cabra.

Para os especialistas envolvidos na pesquisa, a combinação dos nutrientes da comida azul mais a aplicação de um sistema sustentável pode reduzir a má nutrição de mais de 166 milhões de pessoas até 2030.

Outras análises chegaram à conclusão de que a emissão de gases poluentes das comidas azuis é consideravelmente menor do que a da carne vermelha. Sendo que as espécies que geram mais impactos ambientais, quando falamos de piscicultura, são o salmão, a carpa, a truta e a tilápia. Todos esses peixes têm a mesma eficiência de produção que o frango.

Porém, diferente da carne de animais terrestres, a produção de comida azul tem mais chances de se tornar um processo ecológico. Por exemplo: a redução do uso de combustível e a melhoria da eficiência com que os alimentos para os animais são convertidos em biomassa podem representar maiores oportunidades para melhorar o desempenho ambiental da pesca de captura e da aquicultura de alimentação, respectivamente.

Quais os impactos da aquicultura?

Apesar de apresentar potencial financeiro e ambiental para o planeta, a comida azul é produzida majoritariamente por meio da aquicultura. Este processo gera alguns impactos ambientais, como:

  • Eutrofização;
  • Produção de efluentes;
  • Introdução e escape de animais exóticos;
  • Alteração da biodiversidade;
  • Liberação de plástico nos mares — devido ao uso das redes e outros equipamentos de pesca;
  • Introdução de organismos patogênicos em corpos d’água;
  • Modificação da paisagem;
  • Conflitos dos corpos d’água;
  • Sedimentação e obstrução dos fluxos de água;
  • Poluição por resíduos químicos.

Além disso, algumas pesquisas apontam que grandes criadouros de salmão da aquicultura são responsáveis pelo desenvolvimento de parasitas perigosos, como o piolho de peixe. Além disso, ao serem instalados em regiões inadequadas, esses criadouros podem causar acúmulo de metais pesados, como cobre e zinco.

Para saber mais sobre como funciona a aquicultura e quais seus impactos no meio ambiente, confira a matéria:

Aquicultura: o que é e impactos ambientais

Como a indústria da comida azul pode contribuir para o consumo sustentável?

Um estudo, da Universidade de Melbourne, na Austrália, mostrou que para além dos impactos negativos da aquicultura, existem benefícios na produção da comida azul. Sendo eles:

É importante frisar que esses benefícios só são adquiridos quando a prática da aquicultura é feita de forma sustentável. Ou seja, a sociedade precisa se juntar para que grandes empresas não tomem o controle de toda a produção da comida azul. Afinal, elas cooperam para reduzir os benefícios de produtores indígenas e tradicionais e focam em gerar mais do que a natureza pode criar.

O estudo da Universidade de Melbourne recomenda que os países criem políticas públicas que invistam na produção sustentável de comida azul. Logo, cabe a esses governos a criação de medidas que garantam a aquicultura:

  • Regularizada;
  • Ambientalmente correta;
  • Com menor emissão de gases poluentes possível;
  • E que contribua para o desenvolvimento de populações costeiras e ribeirinhas.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais