Aquecimento. Imagem de Clem Onojeghuo em Unsplash
O aquecimento deve ser feito antes de iniciar qualquer prática esportiva ou atividade física. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esforço exigido pelos exercícios, preparar o aumento da temperatura corporal, reduzir o risco de lesões e melhorar o desempenho físico. Isso melhora a eficiência muscular, lubrifica as articulações e ajuda a prevenir lesões.
Além disso, ele eleva a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo, a respiração e a pressão arterial. E também provoca uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico.
Devemos fazer o aquecimento de 3 a 20 minutos para elevar a temperatura corporal e preparar o corpo, antes e após qualquer atividade física. Isso dependerá do tipo de exercícios físicos ou da modalidade esportiva escolhida. Muitas pessoas confundem aquecimento e alongamento, mas os dois têm diferenças. O aquecimento é a prática, em menor intensidade, de exercícios físicos semelhantes ao que serão feitos durante o treino.
Já o alongamento promove flexibilidade e relaxa os músculos, mas não necessariamente vai aumentar a sua frequência cardíaca. Em pré-treinos, especialmente de força, o alongamento deve ser realizado sob supervisão de um educador físico. Afinal, se feitos de maneira inadequada, podem causar distensão muscular. Recomenda-se fazer uma sessão de aquecimento muscular antes do alongamento, para evitar lesões.
Você pode fazer um aquecimento específico para um esporte ou pode tentar tipos de aquecimento geral que incluem vários movimentos. Juntos, esses exercícios podem ajudar a preparar seus músculos para a maioria dos exercícios.
O agachamento é um exercício versátil que visa muitos dos músculos da parte inferior do corpo, incluindo quadríceps, isquiotibiais e glúteos. Você pode tornar os primeiros agachamentos mais fáceis descendo até a metade. Em seguida, você pode aumentar lentamente a dificuldade para que as últimas repetições sejam agachamentos completos.
Agachamento bilateral é ideal para iniciantes. Outras variações incluem o agachamento afundo unilateral, o agachamento isométrico e o agachamento afundo cruzado.
Passo a passo:
A prancha é um excelente aquecimento para aumentar a força do abdômen e das costas, bem como melhorar o equilíbrio e a postura. Depois de aquecer, você pode se desafiar com variações como a prancha lateral e a prancha lateral alta.
Passo a passo:
Este exercício trabalha a parte inferior do corpo e pode ajudar a fortalecer as pernas, glúteos e quadris. Você pode tornar os primeiros movimentos mais fáceis, descendo apenas até a metade, e depois avançar para o movimento completo.
Passo a passo:
Este exercício clássico trabalha a parte superior do corpo, o abdômen e os glúteos. Para torná-lo menos desafiador, você pode fazer flexões com os joelhos apoiados no chão.
Passo a passo:
Este exercício envolve vários movimentos que podem ajudar a soltar e aquecer o tríceps.
Passo a passo:
O levantamento de pernas na simulação de corrida ajuda a acelerar o ritmo cardíaco e melhorar a circulação por todo o corpo. Dependendo do espaço disponível, você pode correr no mesmo lugar ou para frente e para trás. Faça cada segmento deste exercício por 30 segundos a 1 minuto.
Passo a passo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais