A garrafa feita para ser tijolo

Após saborear uma cerveja (com moderação) no happy hour ou tomar uma gelada com os amigos no final de semana, nada mais comum que reutilizar a garrafa como… tijolo! Sim, é isso mesmo que você leu. Caso a ideia da cervejaria Heineken tivesse dado certo, as garrafas do modelo WOBO funcionariam como tijolos para construir uma parede. E apesar do avanço da conscientização recente sobre sustentabilidade, a ideia da companhia ocorreu nos anos 1960, mas não vingou.

A ideia, concebida pelo então presidente da cervejaria, Alfred Heineken, surgiu em uma visita que fez ao Caribe. Lá, Heineken observou praias repletas de garrafas e escassez de material de construção na região.

O arquiteto John Habraken tirou o projeto do papel e foram lançados dois modelos das WOBO (sigla para World Bottle – Garrafa Mundo, em português): um de 350 mm e outro de 500 mm, no ano de 1963. Com uma razoável quantidade de garrafas, era possível construir uma parede, já que os modelos se encaixavam e eram muito resistentes, apesar de serem feitos de vidro. Para fazer a fixação, bastava um pouco de cimento ou massa corrida.

Cerca de 100 mil exemplares foram lançados, mas após uma receptividade não tão boa do mercado, a companhia não apoiou a continuação do projeto, que foi suspenso. Em 1975, houve a tentativa de recolocar as WOBO em cena, mas elas efetivamente não retornaram.

Atualmente, a única parede de tijolos WOBO pode ser vista no museu da Heineken, em Amsterdã, na Holanda. Apesar de já ser coisa de museu, a ideia do Sr. Heineken está mais atual do que nunca!

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais