Tô de férias: o que fazer e como ser sustentável?

Tô de férias! O que fazer?” Essa pergunta deve ter surgido em sua cabeça ao perceber que não tem planos para o seu período de descanso. 

Saber o que fazer nas férias é uma tarefa complicada, principalmente para quem busca ter o menor impacto ambiental possível. No entanto, é possível aproveitar as férias de maneira sustentável e criativa. 

O período de férias é o momento que as pessoas tiram para descansar e fazer coisas que não podem durante o ano, devido a falta de tempo. Porém, mesmo que seja a época de deixar algumas responsabilidades de lado, a preocupação ambiental não pode ser ignorada. Você pode aproveitar ao máximo as férias, e ainda sim fazer com que elas sejam sustentáveis. 

Parques municipais de São Paulo têm programação de férias

Confira a seguir uma lista de coisas para fazer nas férias

Coisas para fazer nas férias sustentáveis

Aprenda novos hobbies

Não fique parado nas férias, realizar atividades novas e interessantes podem ajudar a acabar com o tédio. Por isso, invista em novos hobbies, principalmente aqueles que geram algum retorno ecológico ao meio ambiente. Você pode aprender a cozinhar pratos veganos, fazer artesanato com lixo reciclável ou fazer upcycling com suas roupas antigas. 

Basta separar algumas horas do seu dia para aprender esse novo hobby e se dedicar para valer. Uma forma de aprender essas atividades é se inscrevendo em cursos online, presenciais ou contratando um professor particular. 

Atividade gratuita no Ibirapuera (SP) ensina a customizar jeans com upcycling

Faça trabalho voluntário

Se você tem se perguntado o que fazer nas férias, não existe nada melhor do que ajudar outras pessoas ou a natureza.  Separe um pouco do seu tempo livre para realizar trabalhos voluntários. Você pode ajudar pessoas que passam necessidades, preparando marmitas e distribuindo cestas básicas, ou se oferecer para ajudar na limpeza do seu bairro. Outras formas de praticar trabalho voluntário são:

  • Se inscrever para um projeto voluntário da região;
  • Fazer a coleta de roupas e utensílios usados para a doação;
  • Montar um bazar beneficente;
  • Oferecer ajuda em instituições de caridade;
  • Ajudar santuários ou áreas de proteção ambiental.
Congresso “Nós Podemos” quer incentivar trabalho voluntário

Faça viagens ecológicas

Ficar em casa pode ser confortável, mas sair para uma viagem é bem mais animador. Por isso, uma das coisas para fazer nas férias é conhecer novos lugares, mas sem deixar de lado a sustentabilidade. Procure por localizações preocupadas com seus impactos ambientais, e dê preferência para regiões que não recebem muitos turistas. Assim, você pode contribuir para os cuidados com a natureza enquanto aproveita as férias.

É preferível que sejam evitadas as viagens de avião, pois a indústria aérea é mundialmente conhecida por sua pegada de carbono na atmosfera. Tente sempre dar preferência para localizações próximas de sua casa, cidades vizinhas, no mesmo estado ou país. Transportes comunitários e públicos devem vir em primeiro lugar, carros, aviões e navios só devem ser considerados em distâncias muito grandes. 

Você também pode praticar ecoturismo, que tem como objetivo utilizar, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural de uma região. Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria: “Ecoturismo: guia de viagem com dez dicas”.

Ecoturismo: reservas naturais abrigam verdadeiros paraísos nacionais

Visite os parques locais

Para aproveitar as férias sem ir muito longe, existem os parques locais. Leve seus filhos e animais de estimação para voltas em parques, onde eles podem se divertir e interagir com outras pessoas. Sair de casa no dia a dia ajuda o indivíduo a fazer atividades físicas, como caminhar, socializar e a ter contato com o Sol.

Você pode investir em visitas para parques perto da sua residência ou se locomover para parques turísticos e históricos de sua cidade. Nesses locais é possível realizar brincadeiras, piqueniques e se aventurar na natureza.

Pratique esportes

A rotina de trabalho de algumas pessoas não permite que elas pratiquem atividades e seus esportes favoritos. Dessa forma, as férias são o momento ideal para começar a praticar exercícios físicos. Aproveite o tempo livre colocando o seu corpo em ação.

As opções são infinitas: você pode andar de bicicleta, patins, skate, caminhar e até correr pela manhã. Porém, também pode se inscrever em aulas específicas, como aulas de natação, de vôlei, basquete ou de futebol. Procure saber qual o seu esporte favorito e invista o tempo das suas férias nele.

Atividades físicas e sociais protegem o cérebro de danos do Alzheimer

Faça uma caçada de fotos

Uma dinâmica interessante para fazer nas férias é a caçada de fotos. Para essa atividade é necessário apenas uma câmera, fotográfica ou de celular, utensílios para uma caminhada e criatividade. Além disso, fazer essa atividade em grupo também é mais divertido! 

Se junte com amigos ou familiares, determine objetos que precisam ser fotografados pela cidade e saia em caçada. Ao obter as fotos de todos os objetos listados, a pessoa que conseguir mais pontos pode ganhar um prêmio.

Leia livros

Ficar em casa também não é de tão ruim, você pode ler todos os livros que estão em sua estante faz muito tempo. Coloque a leitura em dia ao aproveitar esse tempo livre, escolha as histórias que mais lhe interessam e caia dentro do mundo das palavras. Você também pode levar os livros para ler durante viagens, em trens, transporte público ou aviões.

Livros sobre meio ambiente e sustentabilidade

Aproveite a companhia de entes queridos

Uma das coisas para fazer nas férias é curtir a companhia de familiares e amigos. Muitas vezes essas pessoas são deixadas de lado pela rotina corrida de estudos ou de trabalho. As férias podem ser o momento correto para reatar e fortalecer laços. Combine com seus entes queridos para saírem em viagens, passeios ou atividades em grupo, como jantares e cursos. 

Visite restaurantes locais, museus, zoológicos e jardins botânicos

Outras atividades que podem fazer suas férias um pouco mais divertidas são visitas a programas de turismo local. Saia para visitas nos mercados e feiras tradicionais, ou combine um almoço em um restaurante local, com comidas típicas da região. Não se esqueça de ir a museus, zoológicos e jardins botânicos, mantendo o contato com o conhecimento ativo até mesmo nos momentos de descanso.

Como ter férias mais sustentáveis?

Agora que você sabe o que fazer nas férias, está na hora de aprender a torná-las mais sustentáveis. Características comuns de viagens de férias, como o uso de aviões, navios e o consumo exagerado, tem um impacto negativo na natureza. Como evitar que o tempo de descanso das pessoas afete o meio ambiente?

Confira a seguir algumas dicas para férias mais sustentáveis:

  1. Procure estadias ecológicas, que fazem separação de lixo, reaproveitamento da água, usam energia renovável e não contribuam para a exploração animal;
  2. Evite o uso de aviões, carros e navios, tudo que for possível de ser feito por caminhadas ou de bicicleta deve ser realizado dessa forma. Não se esqueça de optar por viagens próximas;
  3. Valorize os estabelecimentos locais. Quando você consome alimentos e produtos importados, também contribui para uma maior pegada de carbono de seu transporte. Consumir produtos locais faz bem para o planeta e para o bolso do pequeno produtor;
  4. Reduza seu lixo. Dê preferência para garrafas de água reutilizáveis, colete seu lixo e descarte-o nos lugares corretos e evite ao máximo o uso de plástico;
  5. Barulho também é um tipo de poluição, tente não perturbar a biodiversidade local com caixas de som altas ou gritaria;

Visite locais que precisam de apoio. Algumas regiões que passam por desastres oferecem programas de auxílio à população local feitos por visitantes, como trabalhos voluntários de férias.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais