Software promete solucionar questões da insegurança alimentar

Compartilhar

Um software desenvolvido nos Estados Unidos trabalha com organizações sem fins lucrativos e restaurantes para combater a insegurança alimentar nos tempos do coronavírus. Lançado em março de 2020, o serviço de mensagens de texto Bento, já ajudou a entregar mais de 200 mil refeições para pessoas menos afortunadas com um toque do celular. 

A insegurança alimentar é caracterizada por indivíduos que não têm condições econômicas, físicas e sociais a recursos e alimentos que atendam a suas necessidades dietéticas para uma vida saudável. 

Cerca de 54 milhões de pessoas vivem nessas condições nos Estados Unidos, e por isso, Mick Ebeling decidiu fundar a Bento. O software foi feito pensando nos 96% dos americanos que possuem um aparelho celular, só que não podem depender de aplicativos ou internet e que precisam de acesso a comida. 

Fome e obesidade: dois fatores sociais decorrentes da insegurança alimentar

A vulnerabilidade social muitas vezes obriga pessoas a trocarem alimentos de qualidade por alimentos baratos. A consequê…

Bento trabalha diretamente com ONGs e serviços de distribuição de refeições como restaurantes e supermercados para oferecer alimentos gratuitos para pessoas que sofrem com a insegurança alimentar. Ele oferece opções nutritivas e que consideram restrições alimentares dos indivíduos que usam o programa — como alergias a glúten e pessoas que preferem não consumir produtos de origem animal. 

Mandando a mensagem “hungry” (fome) para o software, as pessoas recebem uma lista de restaurantes e supermercados que oferecem essas refeições. 

Além disso, ela conta com a discrição. Muitas vezes, pessoas em condições menos afortunadas preferem não aceitar doações e alimentos gratuitos, e por isso, Bento não divulga nenhuma informação dos clientes. O pedido é feito por trás do nome Bento e entregue sem maiores suspeitas. 

É importante esclarecer que, mesmo disponibilizando essas refeições livres de custo, o software não requer trabalho extra dos funcionários desses estabelecimentos. Assim, Bento consegue ajudar os participantes, os restaurantes e as organizações — estendendo o seu alcance para pessoas que precisam dos serviços. 

A missão de Bento é entregar comida para os seus participantes com dignidade e conveniência. A empresa acredita que pode acabar com a fome nos Estados Unidos e no resto do mundo uma mensagem de texto de cada vez. 

Fome aumenta no mundo e afeta 821 milhões de pessoas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Número de pessoas passando fome no mundo subiu pelo terceiro ano consecutivo…

Com ajuda da tecnologia, Bento conta com maior alcance e conveniência tanto para os seus parceiros quanto para os participantes. Susan Williams, a diretora de comunicação da empresa, assegura que eles querem mais do que ser um Band-Aid para o problema da insegurança alimentar, e sim parte da solução.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais