Saiba como lavar louça com pouca água

Lavar a louça é um mal necessário. É chato, consome tempo, água, esforço e até energia elétrica (quando se usa uma máquina de lavar louças), mas é uma atividade que não pode ser evitada no dia-a-dia e chega a gastar cerca de 100 litros de água em uma lavagem simples, se feita sem responsabilidade. No entanto, é possível diminuir o desperdício de água e de materiais químicos com algumas atitudes simples que a eCycle elenca abaixo. Confira:

Materiais
Caso você não tenha uma máquina de lavar louças, adquira uma esponja biodegradável, a exemplo das buchas vegetais (a esponja verde e amarela tem difícil reciclagem). Procure instalar um aerador na torneira (economiza bastante água) e utilize detergente biodegradável ou sabão de pedra (dura mais).

Organização da louça e retirada do excesso de sujeira
O primeiro passo é organizar a sua louça de modo que as peças mais limpas sejam lavadas primeiro, assim você pode deixar as mais sujas dentro da pia e, à medida em que a água da lavagem vai caindo na pia, a sujeira da louça mais suja amolece. Um bom exemplo é deixar uma panela dentro da pia enquanto você lava talheres. Além disso, retire manualmente e sem água as sujeiras maiores.

Preparação do detergente
Em vez de encher a bucha de detergente, separe uma pequena vasilha com água e coloque um pouco de detergente dentro dela ou misture sabão em seu interior. Dessa maneira, é possível economizar o produto em questão, além de poupar água – já que não haverá excesso de sabão nas peças.

Lavagem
Quando a lavagem se inicia, abra a torneira o mínimo possível. O excesso de água não é garantia de uma louça bem limpa e você ainda pode molhar a sua roupa. Fechar a torneira quando nenhuma peça estiver sendo lavada é essencial. Outra dica é ensaboar vários itens que podem ser lavados juntos, como talheres e potes.

Reutilizar a água
Com a água que você deixou cair na panela, é possível ajudar a tirar o excesso de sujeira de outras peças ou até limpar embalagens longa vida e filmes plásticos e deixá-los aptos para a reciclagem.

Limpar a pia quase no fim
Quando estiver chegando a hora de lavar as últimas peças, já inicie a limpeza da pia para aproveitar água.

Pronto! Sua louça está limpa e pouca água foi gasta. Se você gostou ou tem mais dicas de como lavar louça utilizando menos água, deixe um comentário abaixo.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais