Quanto mais próximo você mora de pubs, bares e restaurantes fast-food, pior é sua saúde cardíaca

Consumir alimentos em estabelecimentos de fast-food não é a opção mais saudável. Mas um novo estudo revela que apenas residir próximo a esses locais pode impactar significativamente a saúde do coração.

A nutrição é fortemente influenciada por estatísticas. Embora nem todo fast-food seja prejudicial, a maioria é. Uma única refeição pouco saudável pode não causar danos graves, mas o hábito frequente pode ser prejudicial. Surpreendentemente, estar exposto a uma variedade de opções alimentares pouco saudáveis pode ter um impacto considerável na saúde de muitas pessoas.

Sob a liderança do pesquisador Lu Qi, da Universidade Tulane, em Nova Orleans, um estudo analisou dados do UK Biobank, um vasto banco de dados biomédicos do Reino Unido que inclui informações genéticas, de estilo de vida e de saúde de meio milhão de participantes. Os pesquisadores mediram a exposição dos participantes a três tipos de estabelecimentos: pubs ou bares, restaurantes ou cafeterias, e restaurantes fast-food.

A exposição foi avaliada levando em conta a proximidade (viver a menos de 1 quilômetro, ou a uma caminhada de 15 minutos) e a densidade (o número de estabelecimentos de fast-food dentro desse raio).

Os resultados revelaram que indivíduos que residiam em áreas com maior densidade de estabelecimentos de fast-food apresentavam um risco 16% maior de desenvolver insuficiência cardíaca, em comparação com aqueles que não estavam próximos a esses locais. Além disso, o risco era mais elevado entre participantes sem diploma universitário e em regiões desprovidas de instalações para atividades físicas, como academias ou piscinas. A diferença entre os três tipos de estabelecimentos foi relativamente pequena.

Qi destacou: “A maioria das pesquisas anteriores sobre nutrição e saúde humana enfocou a qualidade dos alimentos, negligenciando o impacto do ambiente alimentar. Nosso estudo ressalta a importância de considerar o ambiente alimentar na pesquisa nutricional”.

O pesquisador ainda apontou que fatores socioeconômicos influenciam os hábitos alimentares, incluindo a escolha entre comer fora ou em casa.

Os pesquisadores não analisaram a qualidade dos alimentos oferecidos pelos estabelecimentos, mas é um fato que alguns oferecem opções mais saudáveis que outros. No entanto, trata-se de uma questão probabilística: quanto mais se consome fora de casa, maior a probabilidade de uma alimentação pouco saudável.

Os especialistas destacam a dieta mediterrânea como uma das opções mais saudáveis que os estabelecimentos podem oferecer. Em média, dentro de um raio de 1 quilômetro dos participantes, existiam cerca de 3,57 estabelecimentos de fast-food, o que significa que, basicamente, há 3-4 restaurantes à sua disposição no local onde você mora. A distância média até pubs e bares era de apenas 700 metros. As pessoas estão expostas a uma grande quantidade de opções de alimentos prontos para consumo, o que pode acarretar problemas a longo prazo.

Qi sugere que a principal abordagem deve ser a substituição de estabelecimentos que oferecem alimentos pouco saudáveis por aqueles que fornecem opções mais equilibradas, como os da dieta mediterrânea.

Incentivar uma alimentação mais saudável entre aqueles que residem próximos a bares e restaurantes requer uma abordagem multifacetada, envolvendo educação, mudanças ambientais e intervenções políticas. Os municípios devem colaborar com os estabelecimentos locais para incentivar a oferta de alimentos mais saudáveis. Além disso, a criação de grupos comunitários que promovam hábitos alimentares saudáveis pode ser uma estratégia eficaz. Desafios de saúde comunitária, por exemplo, poderiam criar redes de apoio em torno de escolhas alimentares mais saudáveis.

Um Conselho Presidencial da Associação de 2023 destacou a falta de foco na melhoria dos ambientes alimentares e do sistema alimentar. Apesar da atenção dada à saúde, a importância dos alimentos na saúde muitas vezes é negligenciada. Os incentivos financeiros raramente visam a compra de alimentos saudáveis, mesmo para crianças.

A compreensão de como o ambiente local afeta os hábitos alimentares ainda está em estágio inicial. Além disso, este estudo em particular é distorcido, uma vez que os participantes eram mais velhos e brancos do que a população em geral.

Em um editorial subsequente, Elissa Driggin MD e Ersilia M. DeFilippis, MD, do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, ressaltam a importância desses estudos, especialmente em populações racial e etnicamente diversas.

“Dada a clara associação entre a raça negra e a alta incidência de insuficiência cardíaca, bem como as associações com piores resultados de insuficiência cardíaca, a atenção ao ambiente alimentar nesta população de alto risco é de extrema importância”, escreveram.

“Comparativamente aos bairros predominantemente brancos, há uma escassez significativa de supermercados em bairros predominantemente negros, o que provavelmente está relacionado à falta de ambientes com alimentos saudáveis”. Cerca de 94% dos participantes do estudo eram de ascendência europeia branca.

Manter uma alimentação saudável ainda é um desafio para muitas pessoas, especialmente aquelas de baixa renda. Residir próximo a bares e lanchonetes só torna esse desafio ainda mais complexo.

“Adotar uma dieta saudável é uma tarefa árdua para muitos”, observa Eduardo Sanchez, MD, MPH, FAHA, diretor médico de prevenção da Associação. “O racismo estrutural e os fatores ligados à pobreza significam que aqueles historicamente excluídos sofrem de forma desproporcional com dietas de má qualidade. Por mais de um século, a American Heart Association tem trabalhado para salvar e melhorar vidas, e continuará focada em iniciativas como esta nos próximos 100 anos, assegurando que todos, em todos os lugares, possam desfrutar de uma vida mais saudável”.

Fonte: ZME Science

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais